Agentes da CET-Santos conscientizam estudantes sobre perigo de beber e dirigir

Conscientizar sobre o cumprimento das regras de trânsito e mostrar os efeitos do uso do álcool no dia a dia e de sua combinação com o volante. Esses foram os temas centrais de um bate-papo realizado na manhã desta sexta-feira (12) entre agentes de trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e alunos do 6º ano da Escola Estadual Azevedo Júnior. O público, composto por jovens entre 11 e 12 anos, mostrou-se engajado tanto na palestra como nas dinâmicas propostas em classe pelos palestrantes do Programa de Educação da Companhia.

O especialista em educação para o trânsito Adriano Mosna iniciou a palestra questionando os estudantes sobre o que eles entendiam por trânsito. Após opinar a respeito, Mosna explicou que o trânsito é “composto por pessoas e veículos, e trata-se do ir e vir de todos”. Trouxe dados sobre acidentes em Santos, salientando que a Cidade tem uma ocorrência a cada quatro horas. “34 mil pessoas morrem todos os anos no Brasil vítimas do trânsito. Estes números deixam evidente que o trânsito se torna perigoso se não houver obediência às normas e demanda muita atenção”, disse.

Posteriormente, os operadores de tráfego Hércules Santiago e Eleno Silva explicaram aos estudantes regras e significado das sinalizações, a função dos agentes de trânsito, a atuação da CET em diversos eventos e obras, atendimento às ocorrências da Cidade e sobre o comportamento do operador de tráfego no dia a dia do agitado trânsito santista.

Finalizando a dinâmica, a equipe promoveu um momento de grande interação com os estudantes e professores que acompanhavam a palestra, testando seus reflexos com óculos que simulam embriaguez. Quando não utilizavam os óculos, quase todos os estudantes e professores acertaram os testes, como, por exemplo, andar em linha reta ou jogar uma bolinha dentro do cesto. Entretanto, quando utilizaram os óculos, que simulam a visão e os reflexos de alguém embriagado, apenas cinco dos quase 40 participantes da dinâmica acertaram o alvo.

Responsável pela turma do 6º ano, a professora Prisciliana Polli avaliou a dinâmica como positiva, agregando conhecimento aos estudantes e estimulando o bom comportamento no trânsito. “Maravilhosas as orientações da CET. Nossos estudantes ficaram muito empolgados e estavam muito engajados. Eu e nossos alunos avaliamos a palestra com nota 10″.

Questionada sobre como se sentiu com os óculos que simulam embriaguez, a professora foi enfática: “Horrível! A visão fica muito, muito prejudicada. Ótimo os estudantes terem acesso a essa informação, para passarem longe de cometer esse grave erro no trânsito quando forem maiores”, comentou, ressaltando a importância das escolas sempre abordarem sobre educação no trânsito com seus estudantes.

Todas as ações do Programa de Educação no Trânsito fornecidas pela CET-Santos são gratuitas e abertas a unidades das redes pública e privada. Informações e agendamentos pelo telefone (13) 3228-9300 (ramal 9330) ou pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.