Agentes de trânsito de Santos participam de atualização profissional

Papel do agente não é apenas fiscalizar, mas orientar e educar motoristas, destaca o curso. Foto: Divulgação

Mais 15 operadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) participam, até sexta-feira (10), do programa de atualização profissional de agentes de trânsito. A educação, o respeito, o conhecimento e a tolerância foram, entre outros, aspectos destacados como fundamentais no exercício da função, durante o módulo sobre Operação e Fiscalização de Trânsito, apresentado na tarde desta quarta-feira (8).

“O papel do agente não é essencialmente fiscalizador. Ele também pode atuar orientando e educando motoristas, tendo em vista a postura que deve adotar no desempenho das suas atividades”, observou o coordenador de operação José Miranda.

O conteúdo da atualização compreende total de três módulos que abordam desde ética profissional e cidadania a técnicas de abordagem e legislação de trânsito, com aulas pela manhã e à tarde, durante cinco dias.

Agente há nove anos, Gabriel Silva avalia ser importante a reciclagem profissional para pleno entendimento das mudanças ocorridas na lei. Considerou positivo também o contato com psicóloga e profissional de recursos humanos. “Lidamos com o público e temos que trabalhar também a questão emocional”.

Até o momento, o programa de reciclagem profissional já atendeu metade do quadro de 190 agentes da companhia. Posteriormente, será desenvolvido com agentes da Polícia Militar e Guarda Portuária, que também atuam na operação e fiscalização do trânsito no Município.