Avanço de obras leva a novas mudanças no trânsito de Santos

Com a evolução das obras de reurbanização da Rua Tuyuti, no Centro Histórico de Santos, foi retomada a mão de direção original da Rua Frei Gaspar, entre a Tuyuti e a Rua General Câmara (neste sentido), no domingo (16). Também foi reinstalado o semáforo no cruzamento da Frei Gaspar com a General Câmara. Nesta segunda-feira (17), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) manteve agentes nos dois pontos da via para orientação aos motoristas.

Já a partir desta quarta-feira (19), a Frei Gaspar terá interditado o trecho entre as ruas General Câmara e João Pessoa (lateral da Praça Rui Barbosa), agora para os serviços de remanejamento dos trilhos da linha do bonde, necessários para a continuidade das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

O Plano de Desvio de Tráfego (PDDT), aprovado pela Companhia para esta etapa de obras do VLT, contempla ainda a instalação de sinalizações de proibição de estacionamento, com validade temporária, nas ruas Vasconcelos Tavares e Amador Bueno – entre as ruas Vasconcelos Tavares e Frei Gaspar.

A sinalização temporária vai permitir o tráfego de linhas de transporte e demais veículos, que será desviado da Rua Frei Gaspar, durante os trabalhos. A CET alerta os usuários para que fiquem atentos às sinalizações e reforça que, ambas as vias (Vasconcelos Tavares e Amador Bueno) voltarão ao modelo atual de funcionamento, após o término dos trabalhos, previsto para dia 22 de julho.

Durante o bloqueio, duas linhas do transporte coletivo municipal, 4 e 20, farão a seguinte rota alternativa: ruas Vasconcelos Tavares, Amador Bueno e Frei Gaspar.

Nos últimos dias, foram liberados dois trechos de vias que seguiam bloqueados devido às obras da segunda fase do VLT: A Avenida Campos Sales (meia pista), entre a Avenida Conselheiro Nébias e Rua da Constituição, e a Rua Sete de Setembro, entre a Conselheiro Nébias e a Rua Dr. Cochrane. A primeira via é importante acesso à Vila Mathias e a segunda, leva à região do Mercado, na Vila Nova.

Já nesta segunda-feira (17), também foi liberado trecho da Rua Riachuelo, entre as ruas João Pessoa e Amador Bueno.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.