Minicidade do Trânsito de Santos abre agendamento para atividades de férias

Julho para a garotada é tempo de férias e diversão, mas dá também para aprender em ritmo de brincadeira. Essa é a proposta da Minicidade do Trânsito, mantida pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que neste mês estará com programação aberta para crianças de cinco a 10 anos.

O agendamento será aberto semanalmente e já está disponível para as primeiras datas. Nesta semana inicial do mês, haverá atividade de férias nos dias 3 (quarta-feira) e 5 (sexta-feira), com duas opções de horários: 9h30 e 14h30. Para inscrição é preciso que o adulto responsável encaminhe e-mail para gced@cetsantos.com.br e especifique o nome e idade do pequeno, além da data e horário pretendidos. Posteriormente, serão divulgadas outras datas.

A Minicidade do Trânsito, instalada na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, reproduz em escala menor uma área viária. Tem via com sinalização de solo, como faixa de pedestre, além de semáforos para veículos, pedestres e bicicletas. Conta também com uma ciclovia. O espaço educativo é utilizado para orientar, de forma lúdica e divertida, estudantes das redes pública e particular sobre segurança no trânsito.

Atividade para as crianças durante as férias será nos moldes da oferecida aos alunos ano longo do ano letivo. Primeiro, palestra rápida com informações gerais sobre o comportamento que pedestres, ciclistas e condutores devem adotar no trânsito. Depois, os pequenos terão a oportunidade de vivenciar na prática alguns conceitos de segurança. Para isso, farão o circuito caminhando, pedalando pela ciclovia e, também, conduzidos em minibugies. Tudo sob a orientação dos monitores do programa de Educação para o Trânsito da CET. Ao final, a todos será entregue o certificado Criança Amiga do Trânsito.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.

Foto: Francisco Arrais