Faixa Viva é usada por 76% dos pedestres para travessia na orla de Santos

Uma pesquisa sobre o comportamento do pedestre na Faixa Viva, realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), mostrou que 76% utilizam a faixa específica para realizar a travessia com segurança. O levantamento envolveu 2.772 pessoas na orla da praia, onde a empresa promove, desde o dia 15 de janeiro, a operação Travessia Segura.

Dentre as dez faixas não semaforizadas da orla, a da Rua Januário dos Santos, na Aparecida, é a mais respeitada pelos pedestres. Naquele local, 96,5% dos caminhantes que estão nas proximidades procuram a faixa para atravessá-la. Apenas 3,5% transpõem a via longe da sinalização. Em segundo lugar aparece a Rua da Paz, no Boqueirão (95,9%) e, logo após, a travessia da Rua Maranhão, na Pompeia (94,3%).

O comportamento dos motoristas diante de pedestres que tentam atravessar a via também foi avaliado na pesquisa. Nesse caso, 52% dos condutores pararam seus veículos na Faixa Viva. A maior incidência se deu na travessia da praia em frente à Galeria AD Moreira (74,6%), na altura da Rua Quintino Bocaiúva (66%), ambas no Gonzaga, e na Rua Maranhão (62,5%). A prioridade ao pedestre em faixas sem semáforo é estabelecida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A empresa também fez pesquisa qualitativa nos pontos onde acontece a operação da orla, apurando que 91% dos entrevistados conhecem a Faixa Viva. Quando questionados sobre o que é necessário para que a campanha dê mais resultado, 69% entendem que o que mais falta é a conscientização dos motoristas. Outra parcela expressiva considerou que é preciso também pedestres mais conscientes (46%). Duas questões também foram apontadas como necessárias: mais destaque na sinalização (34%) e multa aos motoristas que não respeitam a regra (28%).

A CET efetuou a pesquisa no período de 27 de janeiro ao dia 4 deste mês para avaliar o comportamento de pedestres e motoristas e visando o incremento das ações educativas que realiza para a convivência respeitosa entre os usuários das vias, de forma a contribuir para o aumento da segurança no trânsito.

A análise dos dados já reflete sobre a própria Operação Travessia Segura, que ocorre em 10 locais ao longo das avenidas da praia, com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre a prioridade de passagem do pedestre nas faixas não semaforizadas.

Idealizada para se desenvolver nos finais de semana, até o início de março, também passou a ser promovida durante a semana. “Aos sábados e domingos, vamos manter o trabalho com os operadores de tráfego e, nos demais dias, teremos a equipe de educação atuando, de forma alternada, nos mesmos 10 locais, para reforçar a orientação aos pedestres”, explica o presidente da companhia, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

Através da campanha Faixa Viva, a CET estimula que os pedestres nas faixas não semaforizadas sinalizem aos motoristas a intenção de atravessar, fazendo o gesto do braço estendido. Também reforça que deverão transpor a via somente quando todos os veículos estiverem imobilizados.

A Operação Travessia Segura tem também, ao longo de toda a orla, banners para chamar a atenção dos motoristas sobre a campanha. Na ação também são utilizados cinco infláveis com o tema da ação.

Uma nova pesquisa será realizada em março, a fim de reavaliar o comportamento dos pedestres nas proximidades das faixas e traçar novas ações.

1- Av. Presidente Wilson x Rua Maranhão

2- Av. Presidente Wilson x Rua Quintino Bocaiúva

3. Av. Presidente Wilson x Galeria AD Moreira

4. Av. Vicente de Carvalho x Rua Carlos Afonseca

5. Av. Vicente de Carvalho x Rua da Paz

6. Av. Vicente de Carvalho x Rua Ângelo Guerra

7. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Anália Franco

8. Av. Bartolomeu de Gusmão x Rua Januário dos Santos

9. Av. Samuel Augusto Leão de Moura (Aquário)

10. Av. Saldanha da Gama x Museu de Pesca

FOTOS: ISABELA CARRARI / MARCELO MARTINS / PMS