Um total de 140 jovens acompanhou palestra sobre Educação para o Trânsito realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), no Centro de Aprendizagem e Mobilização Profissional e Social (Camps-Santos), nesta quinta-feira (28). Com idade entre 15 e 16 anos, os adolescentes participam do programa de formação de aprendizes desenvolvido pela instituição.
Na abertura, Adriano Mosna, especialista da equipe de educadores da CET, fez explanação sobre a composição do Sistema Nacional de Trânsito, formado por órgãos das esferas federal, estadual e municipal. Também falou sobre a criação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, que estabeleceu a obrigação da educação para o trânsito e definiu direitos e deveres para todos que utilizam as vias públicas.
Ele explicou, ainda, sobre normas de circulação e conduta e sobre a sinalização (vertical, horizontal e semafórica) de trânsito. A partir daí, deu ênfase à condução de bicicleta, veículo utilizado por grande parte dos jovens em formação. Mosna esclareceu sobre as regras para os ciclistas, a começar pelo respeito à sinalização viária.
“A bicicleta é um veículo e, portanto, o ciclista, assim como os demais condutores, deve obedecer a sinalização de trânsito”. Mosna destacou a malha cicloviária existente e o fato de ser Santos uma cidade basicamente plana como fatores que favorecem os deslocamentos em bike. Também reiterou dicas e regras para circulação segura constantes do Manual do Ciclista, distribuído aos jovens no encerramento da palestra.
INTERESSE
A apresentação teve uma plateia atenta e interessada, que fez várias intervenções durante a conversa. “Foi extremamente interessante, principalmente porque em breve todos aqui chegarão aos 18 anos e poderão ter carteira de habilitação. Tivemos essa oportunidade de obter conhecimento diretamente com um especialista no assunto e isso é muito importante”, disse Vinícius de Almeida, 15 anos.
A colega de turma Maria Eduarda Endler, 15, também considerou muito positiva a atividade. “Circulo de bicicleta todos os dias e foi muito importante receber essas dicas e orientações, que cada um de nós também poderá divulgar entre seus familiares e amigos”.
A parceria entre CET e Camps para contribuição na formação dos jovens aprendizes se mantém há anos. Outras palestras serão realizadas para o atendimento de todos os 700 adolescentes que participam do programa da instituição neste ano.