CET-Santos inicia treinamento para os novos agentes de trânsito

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) iniciou nesta terça-feira (7) o treinamento de 20 aprovados no concurso para o cargo de agente de trânsito. Antes de começarem a atuar na Cidade, todos passarão pela capacitação que se estenderá por cerca de dois meses, totalizando 200 horas/aula, entre teóricas e práticas, ministradas por profissionais habilitados da empresa municipal.

O treinamento tem como base as diretrizes preconizadas pela portaria nº 966/2022 do Ministério da Infraestrutura/Secretaria Nacional de Trânsito para atividades de fiscalização, operação, policiamento ostensivo de trânsito ou patrulhamento nos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Entre os temas abordados estão Legislação de Trânsito, Noções de Engenharia de Tráfego e Sinalização de Trânsito, Legislação de Trânsito Aplicada, Psicologia Aplicada, O Papel Educador do Agente, Língua Portuguesa, Operação e Fiscalização de Trânsito e Prática Operacional.

A aula sobre primeiros socorros, que inclui o conteúdo programado para práticas operacionais, com o agente Nélson Eduardo Saraiva, há 21 anos na CET, abriu o programa do treinamento. Com mais de 100 cursos na área, ele explicou que o profissional de trânsito, diante de uma ocorrência com vítima, deve comunicar a Central de Controle Operacional (CCO) e já passar o máximo de informações que puder para que seja acionado o socorro médico.

Saraiva também demonstrou procedimentos básicos para os primeiros socorros. “Se o agente lembrar e estiver seguro, pode aplicar”, disse, ressaltando, contudo, que o importante é não deixar que façam nada com a vítima, até a chegada dos socorristas.

Desempregado, Anderson Moura, 33 anos, contou que resolveu estudar e prestar concursos, entre eles o da CET-Santos. “A partir dessa decisão, comecei a prestar atenção no trabalho dos agentes de trânsito na rua. Fiquei surpreso e confesso que, assim como grande parte das pessoas, pensava que o trabalho desse profissional era apenas fiscalizar o trânsito. No final do ano, passei por uma experiência na orla, como pedestre, e quem me auxiliou foi justamente um agente da companhia”.

Morador do bairro São Jorge, em Santos, ele vive a expectativa de iniciar na carreira e contribuir também para mudança de visão em relação à profissão. “Acredito que vou crescer pessoalmente e profissionalmente”.

Já a estudante de pedagogia Júlia Camargo, 18 anos, prestou o concurso motivada pela tia, agente de trânsito em cidade da região. “Ela me falou muito sobre como é desempenhar essa função”. Residente em Praia Grande, a jovem contou estar ansiosa por começar e acredita que conhecimentos absorvidos no curso universitário vão auxiliar no novo trabalho.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.