Novo cruzamento em avenida de Santos facilita circulação por bairros

A partir desta terça-feira (23/7), 9h, será ativada uma nova passagem para circulação de veículos na Avenida Afonso Pena, entre os canais 4 e 5. O acesso foi implantado com a abertura do canteiro central da avenida junto às ruas Padre Anchieta e Frei Vital, que permanecerão, ambas, com mão dupla de direção. O local contará com sinalização semafórica. Também haverá o fechamento de retorno.
A passagem criada é a principal intervenção do projeto desenvolvido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) e vai proporcionar novas opções para circulação de veículos por bairros como Macuco, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia, além de mais fluidez na avenida.
Com nova abertura, os veículos procedentes da Padre Anchieta poderão seguir para a Afonso Pena e fazer conversão em direção aos bairros Aparecida e Ponta da Praia. Também terão a possibilidade de prosseguir para acessar a Avenida Pedro Lessa ou, ainda, mais adiante, a Rua Frei Francisco Sampaio.
Por outro lado, os motoristas em trânsito pela Avenida Pedro Lessa poderão acessar a Frei Vital e cruzar a Afonso Pena, seguir até o cruzamento com a Avenida Siqueira Campos (canal 4) e, a partir desse ponto, ir em direção à bacia do Macuco. Dali, poderão ingressar na Avenida Governador Mário Covas Jr. ou acessar a Avenida Perimetral.

RETORNO FECHADO
O projeto para reordenamento do trânsito na Afonso Pena contempla, ainda, o fechamento de dois pontos de retorno com baixa demanda de movimento: próximo à Rua Major Santos Silva.
Com a remoção das faixas de rolamento exclusivas para o retorno e também da sinalização semafórica nesse local, a Afonso Pena terá maior fluidez. Outro ganho será a eliminação do ‘estrangulamento’ do tráfego causado pelos veículos imobilizados nas faixas para retornos.
A obstrução da faixa da esquerda por parte dos veículos que aguardam o movimento de retorno, além de reduzir a capacidade viária da Afonso Pena (pela área trafegam aproximadamente 1.300 veículos/hora nos horários de pico), acarretam problemas de segurança viária.
O volume de veículos que executam retorno é pequeno em relação ao total que trafega pela Afonso Pena. Junto à Rua Major Santos Silva a média é de apenas 9% (sentido José Menino – Ponta da Praia) e 4,6% no sentido oposto.

BINÁRIO
O projeto da CET-Santos para a Afonso Pena, que tem cerca de quatro quilômetros de extensão, prevê também conexão com a Avenida Mário Covas Jr., para criação de um grande binário que irá do bairro Ponta da Praia/Estuário até o José Menino.