Mais de 1,5 mil estudantes em Santos receberam orientações de trânsito no primeiro trimestre

Mais de 1,5 mil estudantes das redes pública e particular de ensino e de entidades assistenciais da Cidade foram atendidos, somente no primeiro trimestre deste ano, nos projetos educativos de trânsito desenvolvidos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Praticamente o dobro do total atingido no mesmo período do ano passado (850).

O detalhe é que no trimestre inicial de 2024, a Minicidade do Trânsito ainda não funcionava – foi reinaugurada em maio, chegando a dezembro com 1.797 alunos participantes. O espaço, que reproduz a sinalização viária urbana, é onde crianças recebem orientações básicas de trânsito, inclusive com atividades práticas no local, sob a monitoria de educadores da Companhia.

Nos três meses iniciais deste ano, a minicidade foi o projeto de educação de trânsito com mais atendimentos: 458 alunos. Em janeiro, aproveitando o período de férias, o local funcionou para crianças em geral, da faixa etária entre cinco e 10 anos.

O Teatro de Fantoches, apresentado nas unidades de ensino para turmas da educação infantil, é o segundo em presença no trimestre recém-encerrado, com plateia total de 433 crianças.

Já as palestras voltadas às classes do ensino fundamental I foram acompanhadas por 296 escolares, enquanto as para alunos do fundamental II tiveram 341 ouvintes/participantes. No geral, os projetos educativos da CET atenderam 1.528 crianças e jovens, entre janeiro e março deste ano.   

Além de iniciar os públicos infantil e juvenil no conhecimento sobre comportamentos seguros no trânsito, para formação de gerações mais conscientes sobre a questão, as iniciativas visam, ainda, ter neles multiplicadores das informações recebidas junto a grupos adultos.

Os projetos são desenvolvidos pela Gerência de Comunicação e Educação de Trânsito e têm educadores da área como monitores. São gratuitos e podem ser solicitados pelo e-mail gced@cetsantos.com.br.

Conheça os projetos para estudantes

  • Minicidade do Trânsito – funciona na Praça Belmiro Ribeiro (Vila Mathias) e reconstituiu vias públicas, com sinalização vertical (placas) e horizontal (legendas de solo, faixas de pedestres), além de ciclovia. Atende alunos do ensino fundamental I (1º ao 5º ano), que aprendem noções básicas de trânsito como respeito à sinalização ao percorrer o local a pé, em bike e em minibuggies.
  • Teatro de Fantoches – fara crianças de 3 a 5 anos. Bonecos interagem com os pequenos para orientação sobre posturas seguras como a travessia pela faixa de pedestre, uso de cinto de segurança (inclusive no banco traseiro) e outras condutas que protegem a vida de pedestres e de motoristas. Em 2024 2.759 alunos atendidos.
  • Palestra sobre Segurança no Trânsito (Ensino Fundamental I) – Voltada aos estudantes do 1º ao 5º ano, aborda a segurança no trânsito destacando temas como uso do cinto de segurança e dispositivos de retenção para crianças, travessia segura de pedestres, sinalização na porta das escolas, semáforos etc.
  • Palestra para orientação de ciclistas (Ensino Fundamental II) – com recurso audiovisual, orienta sobre a direção segura da bicicleta e, ao final, tem a distribuição do Manual do Ciclista. O público-alvo são alunos que estão iniciando ou já se deslocam pela Cidade utilizando bike, inclusive pedalando de casa para a escola e vice-versa. Respeito à sinalização de trânsito, atenção aos pedestres e uso dos equipamentos de proteção obrigatórios estão entre os pontos enfatizados.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.