VEJA OS PASSEIOS TURÍSTICOS DA INDEPENDÊNCIA
CONHEÇA A HISTÓRIA DE JOSÉ BONIFÁCIO
INTERDIÇÕES DE TRÂNSITO
Em comemoração ao Dia da Independência, o tradicional Desfile Cívico-Militar será realizado neste domingo (7), a partir das 9h, ao longo da Avenida Bartholomeu de Gusmão (orla), entre os canais 5 e 6, na Aparecida.
Haverá o hasteamento da Bandeira do Brasil e a execução dos hinos Nacional e do Santos. Depois, o desfile será realizado em três partes. O primeiro bloco, o escolar, reunirá instituições de ensino municipais e estaduais, além de projetos educacionais.
Em seguida, haverá a participação de ONGs e associações com 14 entidades em pelotões a pé e mais quatro grupamentos motorizados do Samu, Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal.
O evento será finalizado com as forças de segurança, com agrupamentos a pé e motorizados da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, unidades especializadas, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Guarda Portuária e Destacamento Montado (cavalos).
Passeios turísticos exaltam Patrono da Independência
O Valongo (Centro Histórico) recebe neste fim de semana programação turística especial em homenagem ao santista José Bonifácio, um dos principais articuladores da Independência.

No sábado (6), será realizado walking tour com visitas guiadas ao Pantheon dos Andradas e ao Palácio José Bonifácio, com saídas no Museu Pelé (Valongo). As partidas serão às 11h e 14h, sem necessidade de inscrição prévia. Basta se apresentar ao guia de turismo com dez minutos de antecedência.
BONDE
Outra atração é o passeio de bonde com a Rota José Bonifácio, domingo (7), com saídas às 14h e 15h30. Com duração aproximada de 1h30 e guia turístico apresentando e contando as curiosidades do santista que teve papel fundamental na Independência, os participantes poderão descer no Pantheon, visitar a Prefeitura e voltar de bonde ao Valongo.
Os ingressos devem ser adquiridos na bilheteria do bonde, localizada no Museu Pelé. O valor é de R$ 7,00 (inteira) e R$ 3,50 (meia-entrada) para estudantes, professores, pessoas com deficiência e maiores de 60 anos, mediante comprovação. Crianças de até 5 anos, no colo, têm entrada gratuita.
CASA DAS CULTURAS
A Casa das Culturas de Santos (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova) está com programação até domingo (7), com destaque para a Festa Literária do Fórum da Cidadania e o Memorial José Bonifácio.
No sábado (6), das 14h às 20h, tem a Festa Literária do Fórum da Cidadania, com diversas atividades, contação de histórias, saraus, batalhas de rimas e a presença de escritores e artistas autografando livros e expondo obras.
Paralelamente, às 14h30, será realizada a oficina literária com Flávio Viegas Amoreira, curador da Casa, e às 16h, o lançamento do livro ‘Onde está a verdadeira felicidade’, de Reinaldo Pita. Às 16h30, será a vez do Sarau da Casa, com declamações de poesias.
Excepcionalmente, em razão do feriado, a Casa estará aberta no domingo, das 14h às 18h, para os visitantes conhecerem o Memorial José Bonifácio.
Saiba mais sobre José Bonifácio
Reconhecido como o Patrono da Independência, José Bonifácio de Andrada e Silva foi muito mais do que um político à frente de seu tempo. Nascido em Santos, em 1763, na então Vila de Santos, na antiga Rua Direita, hoje conhecida como Rua XV de Novembro, desempenhou papel fundamental no processo que levou o Brasil a conquistar sua emancipação de Portugal, em 1822.
Como estadista, Bonifácio foi a voz firme que aconselhou Dom Pedro I a proclamar a Independência, mas também o articulador político que soube enxergar a necessidade de unir o país. Seu prestígio não se restringia ao Brasil: era respeitado em diversos países da Europa, onde viveu e construiu uma sólida carreira intelectual e científica.

O santista era reconhecido também como poeta, filósofo, matemático e naturalista. Entre 1800 e 1808, havia conquistado o reconhecimento como cientista: descobriu e classificou diversos minerais, entre eles, a petalita e o espodumênio, dos quais mais tarde se extrairia o lítio, um marco na história da Ciência.
Por essa descoberta, é o único cientista brasileiro relacionado à introdução de um elemento da tabela periódica. Mais de dois séculos depois, o lítio é essencial para a indústria eletrônica e farmacêutica, tecnologias sustentáveis, como baterias de celulares, veículos elétricos e sistemas de energia renovável.
Visionário, defendia ideias que seguem atuais: igualdade entre as pessoas, reforma agrária, preservação ambiental, escolas e universidades públicas e a abolição gradual da escravidão.
José Bonifácio é lembrado como um dos grandes brasileiros de todos os tempos, alguém que conseguiu unir visão científica, talento intelectual e compromisso com a liberdade e a justiça social. Seu legado atravessa séculos e continua inspirando Santos, o Brasil e o mundo.
LEGADO EM SANTOS
No dia 13 de junho, a Casa das Culturas de Santos (Rua Sete de Setembro, 49, Vila Nova) inaugurou o Memorial José Bonifácio, espaço que o público pode mergulhar na história em duas salas com conteúdos visuais, textuais, vídeo e objetos, entre eles, medalhas, placas, livros, amostras de minerais por ele descobertos e um busto. Logo na primeira sala, uma animação de Inteligência Artificial, produzida pela Fundação Arquivo e Memória de Santos, traz o próprio José Bonifácio dando as boas-vindas ao visitante.
Na Praça Barão do Rio Branco, está localizado o Pantheon dos Andradas, o mausoléu do Patriarca da Independência e seus irmãos. Ele deixou expresso em testamento que queria ser enterrado na terra natal.
E quem passa por toda a Cidade, pode constarar inúmeros locais e monumentos em sua homenagem: a Praça da Independência, que destaca-se pelo monumento em homenagem aos irmãos Andradas, José Bonifácio, Martim Francisco e Antônio Carlos. Há ainda o Boniselfie, monumento instagramável em tamanho real, na Praça Barão do Rio Branco. E o Palácio José Bonifácio, sede da Prefeitura inaugurada em 1939, presta homenagem ao santista, assim como a Praça José Bonifácio, no Centro Histórico.
Confira as alterações no trânsito
O desfile vai exigir alterações no trânsito da região. A avenida da orla, no trecho entre a Praça Santo Antônio do Embaré e a Avenida Ana Costa, também ficará exclusiva para atividades de lazer e práticas esportivas pela população, das 10h às 13h. No dia, as interdições de trânsito começarão ser ativadas já partir das 4h pelas equipes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).
Os motoristas devem ficar atentos às sinalizações de desvios. No caso das avenidas Rei Pele/Bartolomeu de Gusmão, haverá também interdição no sentido Ponta da Praia/José Menino, no trecho entre a Avenida Antônio Guenaga e a Avenida Conselheiro Nébias (ver abaixo quadro).
Agentes de trânsito estarão posicionados nos principais pontos para orientação e controle do tráfego. As informações sobre o movimento viário em toda Cidade podem ser obtidas pelo aplicativo de mobilidade Waze, atualizado em tempo real pelo viodemonitoramento da CET-Santos. A recomendação aos condutores é para acessem o sistema antes de iniciar a viagem e avaliem a melhor rota para o destino pretendido.
PREPARAÇÃO
Nesta quinta-feira (4), equipes da CET já distribuíram folhetos informativos a moradores e comerciantes sobre as alterações a serem implementadas no trânsito para o desfile. O material foi também deixado em condomínios e afixados em veículos. O esquema prevê, ainda, a instalação sete faixas, além da utilização de 30 painéis para orientação aos motoristas sobre as interdições e desvios.

TRECHO INTERDITADO | HORÁRIO | MOTIVO | ROTA ALTERNATIVA |
Av. Vicente de Carvalho (sentido José Menino/Ponta da Praia), entre Av. Ana Costa e Praça Santo Antônio do Embaré. | das 4h às 14h | Rua de lazer | Av. Ana Costa (sentido praia/Centro), Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Gov. Pedro de Toledo e Av. Epitácio Pessoa. |
Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido José Menino/Ponta da Praia), entre Praça Santo Antônio do Embaré e Av. Cel. Joaquim Montenegro. | das 4h às 14h | Local do desfile e dispersão | Av. Epitácio Pessoa. |
Av. Samuel Augusto Leão de Moura e Av. Rei Pelé (ambas no sentido José Menino/Ponta da Praia), entre Av. Cel. Joaquim Montenegro e R. Cap. João Salermo. | das 4h às 14h | Concentração do desfile (militares) | Av. Epitácio Pessoa e Av. Rei Alberto I (sentido José Menino/Ponta da Praia). |
Av. Rei Pelé, Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido Ponta da Praia/José Menino), entre Av. Antônio Guenaga e Av. Conselheiro Nébias. | das 6h40 às 13h | Local do desfile e dispersão | Av. Rei Alberto I, Av. Epitácio Pessoa (sentido Ponta da Praia/José Menino), Av. Cel. Joaquim Montenegro (sentido praia/cais), Alameda Armênio Mendes, R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos (sentido praia/cais), R. Bento de Abreu e R. Amílcar Mendes Gonçalves. |
R. Francisco Hayden, R. Min. Daniel de Carvalho, R. Antônio Guenaga (sentido bairro/praia), todas entre Av. Rei Pelé e Av. Rei Alberto I. | das 6h40 às 13h | Acesso de veículos para concentração | Somente acesso de moradores. Evitar a utilização desta via. |
R. Afonso Celso de Paula Lima, R. Carlos de Campos, R. Imperatriz Leopoldina, R. Isidoro de Campos, R. Inglaterra, R. Roberto Sandall, R. Bassin Nagib Trabulsi e Av. Cel. Joaquim Montenegro (ambos os sentidos), todas entre as avenidas Epitácio Pessoa e Bartolomeu de Gusmão. | das 6h40 às 13h | Acesso de alunos e veículos para concentração | Somente acesso de moradores. Evitar a utilização desta via. |
R. Ricardo Pinto, R. Januário dos Santos, R. Gal. Rondon, R. Alexandre Martins, R. Anália Franco; Av. Alm. Cochrane (ambos os sentidos); R. Sampaio Moreira, R. Oswaldo Cóchrane, R. Nascimento, R. Pe. Visconti, Av. Siqueira Campos (sentido cais/praia). | das 6h40 às 13h | Interdição da Av. Bartolomeu de Gusmão (sentido Ponta da Praia/José Menino) | Somente acesso de moradores. Evitar a utilização desta via. |
TRANSPORTES
Durante o bloqueio na orla, linhas do transporte coletivo terão desvio no itinerário.
Linhas 23, 52, 152 e 194 (sentido J. Menino/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I, Praça Gago Coutinho e itinerário normal.
Linha 42 (sentido Av. Ana Costa/Ponta da Praia): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
Linha 07 (sentido José Menino/Boqueirão): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.
Linha 17 (sentido José Menino/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Epitácio Pessoa, Av. Siqueira Campos e itinerário normal.
Linhas 05 e 139 (Av. Ana Costa/BNH): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Epitácio Pessoa, R. Alexandre Martins e itinerário normal.
Linha 154 (sentido Av. Ana Costa/Boqueirão): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Conselheiro Nébias e itinerário normal.
Linha 184 (sentido Centro/praia): Av. Conselheiro Nébias, R. Heitor de Morais, R. Roberto Simonsen, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Epitácio Pessoa, Rua Alexandre Martins e itinerário normal.
Linhas 19, 25, 29, 156 e 191 (sentido Ponta da Praia/José Menino): Av. Antônio Guenaga, Av. Rei Alberto I, Av. Dos Bancários, Praça Coração de Maria, Av. dos Bancários, Av. Epitácio Pessoa, Av. Cel. Joaquim Montenegro, R. Guaiaó, R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves, Av. Conselheiro Nébias e Av. Vicente de Carvalho.
Linhas 05 e 54 (sentido BNH/José Menino): Av. Almirante Cochrane, R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves, Av. Conselheiro Nébias e Av. Vicente de Carvalho.
Linha 10 (sentido cais/praia): Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves, Av. Conselheiro Nébias e Av. Vicente de Carvalho.
Linha 04 (sentido Ponta da Praia/José Menino): Av. Antônio Guenaga, Av. Rei Alberto I, Av. Dos Bancários, Praça Coração de Maria, Av. Dos Bancários, Av. Epitácio Pessoa, Av. Cel. Joaquim Montenegro, R. Guaiaó, R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves e Av. Conselheiro Nébias (sentido praia/Centro).
Linha 193 (sentido BNH/José Menino): R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves, Av. Conselheiro Nébias e Av. Vicente de Carvalho.
Linha 184 (sentido BNH/José Menino): R. Conselheiro Ribas, R. Conselheiro Lafaiete, Av. Siqueira Campos, R. Bento de Abreu, R. Amilcar Mendes Gonçalves e Av. Conselheiro Nébias (sentido praia/Centro).
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS