Orientações e dinâmicas práticas marcaram o ‘Vem pra Orla’ deste domingo (21), que evolveu o público em ações sobre comportamentos seguros no trânsito. Foi uma edição especial integrada à Semana Nacional de Trânsito, que em Santos está focada na conscientização para os riscos do uso do celular durante os deslocamentos no viário, seja a pé ou em veículos (bike, motos e autos).
A programação preparada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) segue até o dia 25 e terá nesta segunda-feira (22), Dia Mundial sem Carro.
No ‘Vem pra Orla’, as crianças menores curtiram os passeios em minibuggies na pista montada pela CET-Santos, enquanto os maiores e, principalmente os adultos, puderam fazer a experiência com os óculos em 3D que sumula a visão de uma pessoa com o esse sentido alterado. A dinâmica iniciava com o participante fazendo uma primeira caminhada sobre um trajeto demarcado no chão e, para finalizar, jogava uma bolinha dentro de um balde. Na sequência, o mesmo exercício se repetia, mas com o uso dos óculos.
A enfermeira Patrícia Cristiane, 48 anos, fez bem a primeira parte. “Muito estranho. Parece que tem duas linhas no chão e tentei me manter no meio, mas mesmo assim estava errado”, comentou ela, ao concluir o exercício desenvolvido pela equipe da Companhia.
Outra dinâmica foi com o simulador de impacto de acidentes, iniciativa da Ecovias, alertando principalmente sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool. Daniel Espíndola, 40, empresário experimentou e, ao final, comentou sobre a importância de ações educativas. “Ótimo. Importantíssima essa conscientização das pessoas. Bebida alcóolica e direção não funciona”.
ATRAÇÕES
O ‘Vem pra Orla’ teve, ainda, várias outras atrações, com exposição de viaturas (CET, Guarda Portuária/GPort, Guarda Civil Municipal/GCM, Polícia Rodoviária e Corpo de Bombeiro e Samu). E mais: canil da Guarda Civil Municipal e da Guarda Portuária, mostra de carros antigos e espaços de lazer.
PRÓXIMAS AÇÕES
Na sequência da programação da Semana Nacional de Trânsito, nesta segunda-feira (22), Dia Mundial Sem Carro, serão promovidas blitze educativas na ciclovia: das 10h às 12h, próximo ao bolsão do Emissário Submarino; das 14h às 16h, junto à Praça das Bandeiras. Aos ciclistas será distribuído o Manual do Ciclista e haverá afixação de plaquinhas.
Na terça-feira (23 Dia do Bonde), quarta (24) e quinta (25), estudantes participarão de visitas educativas à garagem dos bondes, com palestras sobre a evolução dos transportes e passeio nos elétricos. Na segunda-feira (22), também haverá gratuidade no Bike Santos, programa de compartilhamento de bicicletas.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS
Galeria de Imagens
