Construção de quadras do Rebouças avança com chegada de grandes peças da cobertura em Santos

O Complexo Esportivo Rebouças, na Ponta da Praia, está ganhando três quadras poliesportivas, sendo uma delas com medida oficial para disputas, o que vai elevar o nível do centro para receber mais competições oficiais. A obra tem 50% dos serviços prontos e avança com a montagem da estrutura de sustentação da cobertura.

A chegada de quatro carretas com grandes peças pré-moldadas para a quadra oficial, e dois guindastes posicionados para a movimentação da carga, agitou todo o entorno do complexo,  na manhã de terça-feira (4). As peças destinam-se a contemplar os 31 metros de vão livre da quadra maior, sem a utilização de pilares.

“Uma técnica que utiliza cabos de aço de alta performance tensionados, para aumentar a resistência do concreto à tração”, explica a secretária de Obras e Edificações, Larissa Cordeiro. “Isso garante maior capacidade de carga, durabilidade e segurança para a estrutura que será utilizada pela população”.

A chegada das peças na construção exigiu operação especial. As quatro vigas com cerca de 31 metros de comprimento, pesando 22 toneladas, foram transportadas de São Paulo a Santos em quatro caminhões, na noite de segunda-feira (3) e madrugada de terça-feira, com monitoramento da Ecovias. Na Cidade, os caminhões contaram com apoio da CET-Santos e da Guarda Portuária.

As carretas ficaram estacionadas por algumas horas na Av. Augusto Barata, na Alemoa, aguardando diminuir o tráfego de veículos. Por volta das 9h, seguiram com escolta da Guarda Portuária e CET-Santos pela faixa portuária até alcançar a Praça Gago Coutinho e poder estacionar na Rua Henrique Soler, aguardando a descarga as vigas.

As peças foram produzidas em fábrica em São José do Rio Preto, no interior de São Paulo. Após documentação e definição da logística do transporte, começaram a chegar ao canteiro de obras em outubro.

Um total de 29 pilares, cada um medindo 16 metros de comprimento e pesando aproximadamente 10 toneladas, assim como grande parte das vigas para apoio das telhas, estão colocadas.  

As próximas etapas da construção das quadras incluem a instalação das telhas sanduíche e fechamento lateral; iluminação, piso, pintura, passeio e paisagismo para a entrega das quadras em maio de 2026. O sistema de águas pluviais foi concluído e o SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas) é executado na parte térrea.

As três novas quadras, duas poliesportivas e uma oficial para futsal e handebol, têm área total coberta de 2.820 m² e arquibancada.

A quadra maior foi planejada a partir de um pedido do Conselho Municipal de Esportes para competições nacionais e internacionais. A obra é executada pela Construtora Ferreira Marques Ltda. e tem custo de R$ 5.446.982,93.

Esta iniciativa contempla o item 3, Saúde e Bem-Estar e o item 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU:. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: Diego Matos e Francisco Arrais