O que fazer em caso de engasgo? Para qual unidade de saúde se dirigir se um passageiro tiver um AVC (Acidente Vascular Cerebral)? Como proceder em caso de uma parada cardiorrespiratória? Para responder essas e outras perguntas a equipe do Samu esteve na terça-feira (11) na Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET – Santos) para ministrar o módulo Primeiros Socorros do Curso de Motorista Profissional.
A instrutora do Núcleo de Instrução Permanente do Samu de Santos, Luciana Augusto, falou da importância dos conhecimentos compartilhados no curso. “Muitas pessoas têm a preocupação de que se o indivíduo estiver passando mal e vier a óbito no carro o motorista pode ser responsabilizado, mas isso não procede. Virar as costas para a vítima, sim, pode ser caracterizado como omissão de socorro. Em uma situação de emergência a agilidade no socorro é fundamental”, explicou.

O empresário Artur Felipe de Moraes, 34 anos, não se arrependeu do tempo investido. “Esse módulo de primeiros socorros está sendo muito útil, pois como eu atuo com transporte de turistas, com o que estou aprendendo aqui hoje, vou conseguir lidar melhor com alguma situação que aconteça no dia a dia. O conhecimento das leis de trânsito também é fundamental para evitarmos infrações. Com certeza está valendo a pena ter vindo”, ressaltou.
Miguel Ângelo Costa Serafim, 39 anos, motorista, contou que o conhecimento da Manobra de Heimlich (realizar compressões abdominais rápidas para cima na região da boca do estômago) fez a diferença entre a sua vida e a morte. “Quando eu era pequeno, tinha uns 6, 7 anos, eu tive um engasgo muito sério. O meu pai era militar e soube fazer essa manobra, e isso salvou a minha vida na época. Eu já tenho curso de bombeiro e o que a gente está aprendendo aqui hoje não é só para a profissão de motorista, mas para a vida toda”.
CURSO
O Curso de Motorista Profissional é uma iniciativa mensal da CET-Santos, totalmente gratuito. A edição deste mês começou na segunda-feira (10) e vai até o próximo dia 18.
As aulas são voltadas para quem quer trabalhar como taxista, condutor de veículos de transporte escolar e de autolotação, e para qualquer pessoa que tenha interesse em se atualizar sobre legislação de trânsito. As inscrições abrem sempre no início de cada mês e são divulgadas no site da companhia.

São sete aulas que abordam Legislação Municipal, Direção Defensiva, Legislação de Trânsito, Noções de Mecânica, Primeiros Socorros,Relações Humanas e Turismo, com aulas realizadasdas 9h às 11h30, na sede da CET (Avenida Rangel Pestana, 100, Vila Mathias).
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS .