Crianças da Zona Noroeste de Santos ainda têm mais uma oportunidade de participar gratuitamente do Projeto Minicidade do Trânsito nas Férias. A programação continua nesta quinta-feira (23), das 13h às 15h30, no Sambódromo Dráuzio da Cruz, sem necessidade de inscrição prévia. A atividade é destinada a crianças de 4 a 11 anos, que devem estar acompanhadas por um responsável.
Pela primeira vez, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) levou a iniciativa para a Zona Noroeste, reproduzindo parte da estrutura da Minicidade do Trânsito, instalada na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias.
LAZER E EDUCAÇÃO
Na tarde desta quarta-feira (22), cerca de 120 crianças participaram da atividade, que combina lazer e educação para o trânsito. Durante o percurso com os minibuggies, agentes e educadores da CET-Santos orientaram os participantes sobre a importância da atenção, do respeito à sinalização e das regras de circulação para a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres.
A proposta da CET-Santos é estimular desde cedo atitudes responsáveis que contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes no trânsito.
A motorista de aplicativo Gabriela Cristina de Oliveira Silva, de 34 anos, levou o filho Murilo, com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para conhecer a atividade. “Além de divertir as crianças, essa ação ajuda nós, pais, a ensinar as regras de trânsito desde cedo. Moro na Zona Noroeste e ainda não conhecia a Minicidade. Gostei muito e espero que iniciativas como essa aconteçam mais vezes por aqui”.
APRENDIZADO EM FAMÍLIA
A programação também reuniu famílias que aproveitaram o passeio para reforçar orientações sobre segurança no trânsito.
O instalador de circuitos elétricos Raphael Leon, de 35 anos, levou os filhos Eduardo, de 5 anos, e Juan, de 7, para passear de bicicleta no Sambódromo e acabou encontrando a minicidade.
“Participei de um projeto semelhante quando era criança e também conheço a Minicidade da Vila Mathias. Agora foi a vez dos meus filhos. Para quem está aprendendo a andar de bicicleta, essas orientações fazem toda a diferença”.
LAZER GRATUITO DURANTE AS FÉRIAS
Além de ampliar as ações educativas da CET-Santos para a Zona Noroeste, a iniciativa oferece uma opção gratuita de lazer durante as férias escolares, em parceria com a Prefeitura Regional da Zona Noroeste.
Levado pela avó, Rubilene Evangelista, Samuel, 9 anos, era só animação depois do passeio. “Já sei quais são as cores do semáforo e o que é cada uma”, contou com um sorriso no rosto.

Segundo a diretora de Planejamento e Projetos da CET-Santos, Luciane Beck, a proposta é facilitar o acesso das crianças da região às atividades da Minicidade.
“Trouxemos para aproximar o projeto das famílias da Zona Noroeste. Além da diversão, as crianças aprendem sobre segurança no trânsito de forma prática. A procura superou nossas expectativas”.
COMO FUNCIONA
A Minicidade do Trânsito atende crianças de 4 a 11 anos em um circuito que reproduz situações reais do trânsito. Durante a atividade, os participantes assumem o papel de motoristas, ciclistas e pedestres, aprendendo, de forma lúdica, a importância do respeito à sinalização e às regras de circulação.
Esta iniciativa contempla o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os demais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Fotos: Henrique Teixeira e Chimeny Alonso


