Apuração define as campeãs do carnaval santista nesta terça-feira

Nesta terça-feira (10), Santos vai conhecer as campeãs do Desfile das Escolas de Samba 2026. A apuração terá início às 12h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias). A entrada será restrita aos representantes das 15 agremiações e imprensa. 

Antes da leitura das notas, a Comissão de Carnaval vai se reunir com os presidentes das escolas, para que tomem ciência das possíveis punições por eventuais descumprimentos aos regulamento durante o desfile, o que pode resultar na perda de pontos. Nesta mesma reunião, será realizado o sorteio que define a ordem de leitura dos quesitos e a predominância deles como critério de desempate, caso haja necessidade.    

O Grupo de Acesso será o primeiro a ter suas notas apuradas. Na sequência, será a vez do Grupo Especial. Nos dois, serão lidas as notas dos quatro julgadores de cada um dos nove quesitos: bateria; harmonia; evolução; enredo; samba de enredo; fantasias; alegorias e adereços; mestre-sala e porta-bandeira; e comissão de frente. A menor das quatro notas por quesito será descartada.

De acordo com o regulamento, duas escolas do Grupo de Acesso vão subir ao Grupo Especial no carnaval de 2027. Já as duas últimas colocadas do Grupo Especial deste ano cairão para o Grupo de Acesso em 2027, mantendo o carnaval santista com oito escolas no Grupo Especial e sete no Acesso.

A campeã do Grupo Especial levará o prêmio de R$ 35 mil. Já a vice-campeã ganhará R$ 20 mil.

Disputam o título do Grupo de Acesso as escolas de samba Brasil, Império da Vila, Bandeirantes do Saboó, Imperatriz Alvinegra, Dragões do Castelo, Zona Noroeste e Sangue Jovem. 

Já pela taça de campeã do Grupo Especial estão na disputa a União Imperial, Real Mocidade, Vila Mathias, Independência, Padre Paulo, Amazonense, X-9 e Unidos dos Morros.

A Avenida Pinheiro Machado (sentido Centro–praia) ficará interditada ao tráfego das 10h às 14h, no trecho entre as avenidas Francisco Manoel e Luiz La Scala. A partir das 11h, a interdição será ampliada para o sentido oposto (praia–Centro) da via, entre as ruas Lucas Fortunato e Antônio Bento. Durante o período de bloqueios, os motoristas deverão utilizar a Avenida Ana Costa como rota alternativa.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) manterá agentes de trânsito posicionados nos pontos de interdição e realizará o monitoramento da região por meio das equipes do Centro de Controle Operacional (CCO). A recomendação é que, durante o período de vigência das interdições, os motoristas evitem circular pela área, que às terças-feiras também recebe feira livre, montada em trecho da Rua Prudente de Moraes.

A dica para os condutores é utilizar o aplicativo de mobilidade Waze para acompanhar, em tempo real, as condições do tráfego no local e na Cidade.

Em função das alterações viárias na área do teatro, as linhas municipais 73, 77, 153, 156 e 191 terão seus itinerários desviados, seguindo pela Rua Lucas Fortunato, Avenida Ana Costa (sentido praia–Centro) e Rua Júlio de Mesquita. 

Confira tudo sobre o Carnaval 2026 em www.santos.sp.gov.br/carnaval2026

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: Francisco Arrais