
A partir da madrugada desta terça-feira (8), começa a funcionar em Santos a Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) para uso exclusivo dos praticantes da modalidade, projeto-piloto criado pela Prefeitura.
O espaço será montado às terças, quartas e quintas-feiras (exceto feriados e dias de chuva), das 4h às 6h, em trecho da orla que vai da Avenida Bartolomeu de Gusmão (pista José Menino/Ponta da Praia, na altura do número 36, logo após a rotatória em frente à Igreja Santo Antônio do Embaré) até a Rua Alexandre Martins (Aparecida).
A ATP será monitorada pela CET-Santos, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar. A iniciativa visa atender, com condições de segurança, demanda dos atletas da modalidade, uma das que mais cresce no esporte. Cavaletes indicarão o início e término do percurso reservado para os praticantes.
Será exatamente como ocorre com a Área de Treinamento de Ciclismo (ATC), que funciona com sucesso há 11 anos, entre as ruas Alexandre Martins e Capitão João Salermo (Ponta da Praia). Paralelamente à implantação do projeto-piloto para o pedestrianismo, a Prefeitura também desenvolve estudos sobre a viabilidade de instalação de uma pista de corrida na orla santista.
TRÂNSITO E TRANSPORTE
Durante o período de funcionamento da ATP, no espaço especificado, a avenida da orla ficará fechada para ao trânsito. Os motoristas deverão utilizar como rota alternativa a Avenida Epitácio Pessoa.
Já os usuários dos ônibus municipais devem ficar atentos aos desvios nas linhas que trafegam pela orla nos dias e horários do funcionamento das áreas
de treinamento. As linhas 05, 139 e 194, sentido Rua Alexandre Martins, irão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
As linhas 23, 42, 52, 152 e 194, no sentido Ponta da Praia, seguirão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos e Epitácio Pessoa e Praça Gago Coutinho.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.