Aulas, palestras, teatro de fantoches e atividades na Minicidade do Trânsito. Mais de três mil crianças e estudantes participaram, em apenas quatro meses – entre julho e outubro deste ano – das ações educativas oferecidas gratuitamente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). O agendamento segue aberto para unidades de ensino das redes pública e privada pelo e-mail gced@cesantos.com.br.
Com o teatro, voltado a alunos da Educação Infantil (faixa etária de três a cinco anos), a equipe do Programa de Educação para o Trânsito da CET-Santos fez, entre agosto e outubro (julho houve recesso escolar), apresentações para 1.786 crianças nas escolas. Por meio da performance com bonecos, a peça orienta sobre posturas seguras como atravessar pela faixa de pedestre, uso de cinto de segurança (inclusive no banco traseiro), a importância dos semáforos e outras informações. Ao final de cada exibição, é desenvolvida atividade lúdica com os alunos, para potencializar as questões abordadas.
Já a Minicidade do Trânsito, que foi relançada neste ano pela CET, recebeu 731 crianças e adolescentes, inclusive no período de férias de julho, quando a programação no local esteve aberta para a comunidade em geral. No espaço, que é um recorte do sistema viário da Cidade, com ruas sinalizadas com placas, semáforos e demarcações de solo, além de ciclovia, as crianças também aprendem de forma lúdica e divertida.
Elas circulam pela minicidade em minibuggies, em bicicletas e na condição de pedestres. Tudo para entenderem os comportamentos seguros que devem adotar condutores, ciclistas e pessoas que estão se movimentando a pé. O espaço educativo funciona na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, e atende estudantes do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental I.
MUDANÇA
Para os alunos do Fundamental II (6º ao 9º), a educação para o trânsito se dá na forma de aula-palestra com a equipe do programa, que trabalha a questão da segurança com exibição de imagens sobre situações de risco e de acidentes. O uso da bicicleta tem destaque por se tratar de faixa etária de estudantes já com autonomia para utilizar o veículo nos seus deslocamentos, inclusive para o acesso à escola. A abordagem especial sobre a condução de bike também é foco da atividade com os alunos do Ensino Médio. Nos últimos três meses, 653 adolescentes dos dois níveis de ensino foram atendidos em escolas.
A diretora de Planejamento e Projetos da CET-Santos, Luciane Beck, ressalta a importância das ações com crianças e jovens. “É imprescindível preparar as futuras gerações para que se tornem cidadãos conscientes da sua responsabilidade também no trânsito”.
O programa da Companhia também desenvolve outras iniciativas com o objetivo de chamar a atenção sobre trânsito seguro a partir da mudança de comportamento dos seus usuários. Há cursos para ciclistas, para motoristas e palestras para empresas e instituições que se disponham a levar orientação a seus colaboradores e participantes. Contatos também pelo e-mail gecd@cetsantos.com.br.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.