
Milhares de moradores curtiram, neste domingo (13), o projeto ‘Vem pra Orla’, que reservou parte da avenida da praia exclusivamente para atividades de lazer da população. Das 10h às 14h, crianças, crianças e adultos puderam andar de bicicleta, skate, patins, brincar ou simplesmente passear em família em um ambiente seguro e agradável.
Neste primeiro domingo, o trecho interditado ao tráfego de veículos foi na pista sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Ana Costa e o Canal 6.
O espaço contou com atrações especiais, como a minipista de trânsito educativa, montada nas proximidades da Fonte do Sapo, onde as crianças se divertiram com mini buggies e aprenderam noções básicas de segurança viária com a equipe de educação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), responsável pelo evento.

A programação também incluiu ainda atividades infantis organizadas pela Secretaria de Esportes (Semes), como desenho, gangorra, escorregador, gol caixote e tênis de mesa, além de uma apresentação dos cães da Guarda Civil Municipal (GCM). O evento ainda trouxe exposição de carros antigos e peças teatrais.
A família Guimarães aproveitou o dia ensolarado para curtir a atração. Os pequenos Mateo, de 6 anos, e Dom, 4, curtiram um passeio a bordo dos mini buggies. “Adorei andar nesse carro. Foi bem divertido”, disse Mateo, acompanhado pelos pais Ricardo e Tayane, além da caçula Eva.
“É uma iniciativa muito bacana da Prefeitura, proporcionando diversão das mais variadas para todas as idades”, ressaltou Ricardo, morador do bairro Aparecida.
MAIS FAMÍLIAS
Quem também aprovou o evento foi a fisioterapeuta Isabela Andreosa, que levou o pequeno Joaquim para andar de velotrol pela orla santista.
“Uma atração como essa é boa para toda a família, mas sobretudo para a criançada, que consegue deixar o tablet e a televisão um pouco de lado (risos). E o Joaquim adora esse tipo de passeio ao ar livre”, salientou a moradora do Boqueirão.
Outra família que curtiu o domingo na orla santista foi a Ferreira. Residente no Embaré, o casal Pamela e Rafael levou as filhas Beatriz, Luisa e a amiga Zara para aproveitar as atrações.
“Hoje curtimos um domingo diferente e um passeio muito agradável. Essa nova edição ficou maravilhosa, com música na orla, atrações culturais, brinquedos e diversão para crianças e adultos. Ficamos felizes ao descobrir que esse projeto permanecerá por mais dois meses”, destacou Pamela.
O projeto foi planejado para ocorrer aos domingos até setembro, com possíveis alterações de trecho a cada edição – sempre divulgadas previamente pelos canais oficiais da Prefeitura e à imprensa. Em caso de chuva, a programação será suspensa.

A intenção da Prefeitura é proporcionar mais uma alternativa de lazer nesse período, quando devido às temperaturas mais baixas e o movimento da maré a utilização da faixa de areia fica limitada. Por outro lado, o fluxo viário nas avenidas da praia é menor.
“Brincar na rua é a essência da infância, e é isso que estamos promovendo com a Rua de Lazer em Santos. Ver crianças deixando o celular de lado para se divertir ao ar livre, no espaço mais democrático que temos, a praia, é emocionante e necessário. Em uma cidade grande é cada vez mais difícil oferecer esses momentos, mas Santos tem conseguido. Queremos garantir lazer, esporte e uma infância saudável para todos”, concluiu o prefeito Rogério Santos.
Esta iniciativa contempla os itens 4 e 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS