Blitz de adesivagem da Faixa Viva prossegue conscientização em vias de Santos

Com a proposta de resgatar nas pessoas valores como cortesia e respeito ao próximo, foi realizada na última quarta-feira (26) mais uma ação de adesivagem da Faixa Viva, iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos).

A blitz educativa foi na Rua Goiás, no Gonzaga e voltada aos motoristas, conscientizando-os sobre a prioridade dos pedestres na travessia sem semáforo e seus próprios deveres como condutores responsáveis, promovendo uma convivência mais harmoniosa no trânsito.

Os participantes receberam adesivos da campanha, que foram afixados do lado esquerdo dos vidros traseiros dos veículos. O símbolo representa a adesão à campanha por um trânsito seguro e também comunica, ao veículo que está atrás, que o condutor faz valer a preferência aos caminhantes.

Ao avistar o veículo de José Carlos Jesus Silva, 72 anos, a equipe de Educação para o Trânsito da CET-Santos percebeu que já havia um adesivo da campanha afixado. “A gente já colou há muito tempo esse adesivo, porque em casa sabemos que a segurança do pedestre é muito importante. Nós paramos para todos, sempre em faixas sem semáforo e vamos continuar parando, porque o pedestre tem a preferência, sempre”.

Já o motorista de aplicativo Hugo Barros, 24 anos, ainda não conhecia a iniciativa. Aceitou adesivar o carro e comentou que acha fundamental que os motoristas fiquem mais conscientes. “Trabalhamos nas ruas e vemos muitos acidentes, motoristas usando o celular, alguns nitidamente embriagados. Temos que cuidar dos que são mais vulneráveis, os pedestres, que muitas vezes são idosos, mães com crianças e precisam ser respeitados”.  

A campanha Faixa Viva é permanente. Desde abril deste ano, 2.210 adesivos foram afixados nas ações. Além das blitze educativas ao longo do ano, desde janeiro, nos finais de semana e feriados, as atividades ocorrem na Orla com a ação educativa Parada pela Vida. Treze locais estão sinalizados com banners gigantes e cubos com mensagens aos motoristas e pedestres. Agentes de trânsito estimulam os caminhantes a realizar a travessia no local adequado e orientam os motoristas acerca da parada do veículo.

As campanhas também são realizadas em feiras-livres da Cidade, em locais alternados. O tema é abordado nas atividades da Minicidade do Trânsito (Praça Belmiro Ribeiro), em todas as palestras oferecidas a alunos de escolas da Cidade e funcionários de empresas que solicitam treinamento da CET-Santos.

LEGISLAÇÃO – Vale lembrar que respeitar as faixas de pedestres é uma obrigação legal em muitos países, incluindo o Brasil. Estimular os motoristas a fazer parte da campanha Faixa Viva ajuda a reforçar o cumprimento da legislação de trânsito e promover um comportamento mais cívico e responsável por parte dos condutores.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.