O cruzamento das avenidas Conselheiro Nébias (pista sentido praia) e Afonso Pena/Francisco Glicério (sentido José Menino), no bairro Encruzilhada, em Santos, será interditado a partir deste sábado (6), 9h, para sequência das obras de construção da segunda linha do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região. O bloqueio, programado para ser ativado no último dia 29, ocorre agora, após a conclusão dos serviços na Rua Campos Melo, uma das vias que servirá de rota alternativa ao tráfego.
A circulação de veículos na Afonso Pena/Francisco Glicério (Ponta da Praia/José Menino) ficará suspensa no trecho entre a Campos Melo e a Avenida Washington Luís (canal 3). Também não será possível trafegar pela Conselheiro (Centro/praia), entre a Rua Luiz de Camões e a Glicério. Já no sentido praia/Centro, a Conselheiro Nébias segue sem restrição para circulação.
A previsão é de que os trabalhos no cruzamento sejam concluídos em até 20 dias, conforme informado à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), órgão estadual responsável pela obra do VLT. Durante o período, rotas alternativas estarão sinalizadas para o tráfego em geral, bem como para linhas de transportes urbanos.
De acordo com o sentido de circulação, o motorista deverá utilizar a seguinte rota:
Do Centro para a Avenida Conselheiro Nébias, sentido praia – seguir pela Rua Senador Feijó, depois Avenida Washington Luís e acessar a Rua Alexandre Herculano, chegando à Conselheiro Nébias (sentido praia).
Da Avenida Afonso Pena em direção ao José Menino – entrar pela Rua Manoel Tourinho ou Rua Campos Melo e continuar o destino pela Avenida Rodrigues Alves até o canal 3.
SEMÁFOROS
Para o funcionamento desses trajetos serão feitos ajustes na programação de semáforos na região e foram implantados dois equipamentos na Rua Alexandre Herculano, em caráter provisório, nos cruzamentos com as ruas Vahia de Abreu e Armando Sales de Oliveira, em substituição a rotatórias.
Provisoriamente, também durante as obras, um semáforo estará em funcionamento no cruzamento da Conselheiro Nébias com a Rua Barão de Paranapiacaba. A ativação do equipamento visa proporcionar mais segurança na saída de veículos da Barão de Paranapiacaba.
RESTRIÇÃO DE ESTACIONAMENTO
Ainda para a fluidez nas rotas, algumas vias terão proibição de estacionamento. Confira na tabela.
TRANSPORTE
A rota de 14 linhas de transporte coletivo municipal que circulam pelos locais com bloqueio/desvio será alterada.
Linhas 4, 77, 40, 155 e 184: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), Rua Xavier Pinheiro, Avenida Washington Luís (Centro/praia), Avenida Francisco Glicério (retorno), Avenida Francisco Glicério e Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia).
Linha 13: Avenida Washington Luís (Centro/praia), Avenida Francisco Glicério (retorno), Glicério e Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia).
Linhas 10 e 19: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), conversão à esquerda para a Rua Luís Gama, Rua Silva Jardim e Avenida Afonso Pena.
Linha 80: Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), conversão à esquerda para a Rua Luis Gama, Rua Silva Jardim e Avenida Conselheiro Rodrigues Alves.
Para as linhas que transitam pela Av. Afonso Pena (sentido Ponta da Praia/José Menino), o itinerário será o seguinte:
Linhas 17, 23 e 100 – Rua Campos Melo, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves e Avenida Conselheiro Nébias (praia/Centro).
Linha 152 – Rua Campos Melo, Av. Conselheiro Rodrigues Alves e Avenida Washington Luís (praia/Centro).
Linha 30 – Rua Campos Melo, Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, Avenida Washington Luís (Centro/praia) e Avenida Francisco Glicério (Ponta da Praia/José Menino).
Haverá alterações em pontos de ônibus e painéis informativos serão colocados para orientação aos usuários. A Avenida Conselheiro Nébias (Centro/praia), trecho entre a Rua Xavier Pinheiro e Avenida Francisco Glicério, ficará sem atendimento de transporte público durante o período de execução dessa etapa das obras.
MONITORAMENTO
Já nas proximidades do ponto de bloqueio e dos desvios, estarão espalhados mais 60 painéis informativos e, ainda, oito faixas. A CET estará com agentes nos principais pontos do circuito alternativo, além do monitoramento via câmeras pelo Centro de Controle Operacional. E os motoristas também terão informações via aplicativo Waze.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável daONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.