Sete motociclistas foram vítimas de acidentes fatais de trânsito em Santos no ano passado. Apesar de o número ser inferior ao de 2020, quando foram registrados 15 óbitos, esse grupo de condutores permaneceu à frente no quadro geral de letalidade nas vias públicas da Cidade. Para preservar ainda mais vidas, a Prefeitura, por meio da CET-Santos (Companhia de Engenharia de Tráfego), realiza na próxima semana uma nova campanha voltada aos motociclistas.
Denominada ‘Eu piloto pela vida’, a ação ocorrerá entre os dias 21 e 25 no bolsão de estacionamento em frente ao Parque Roberto Mário Santini (emissário submarino, no José Menino) e terá apoio da Polícia Militar. O objetivo é conscientizar para a direção segura sobre duas rodas. Os condutores de moto serão parados por agentes da Polícia Militar e direcionados à área de estacionamento.
No local, integrantes da equipe de educação da CET-Santos irão convidá-los a assistir a um breve vídeo com depoimento de motociclistas envolvidos em acidentes de trânsito.
EM QUEDA
O objetivo da campanha ao associar relatos de fatos reais é sensibilizar os condutores para que reflitam sobre o comportamento que adotam ao transitar pelas vias. Ao final da abordagem, eles também irão receber o Manual do Motociclista, que possui instruções para a condução responsável do veículo.
“Alguns motociclistas dirigem de maneira perigosa, colocando em risco a própria vida e a de outras pessoas. O propósito dessa iniciativa é conscientizar que pilotar de forma irresponsável pode ser fatal ou resultar em sequelas para toda a vida”, destaca o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Conforme dados do Infosiga, sistema de gerenciamento do programa Respeito à Vida, do Governo do Estado de São Paulo, em 2021 um total de 16 pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito em vias do Município. No ano anterior, em 2020, foram 34 vítimas fatais. A redução foi de 53% no período de um ano.
Foto: Arquivo/Francisco Arrais.