Campanha foi realizada próximo ao emissário submarino, no José Menino e na Vila Mathias – Foto: Raimundo Rosa/arquivo
A campanha Eu Piloto pela Vida mobilizou 1.377 motociclistas nas duas etapas de ação. Na última semana, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) realizou a segunda fase da campanha educativa, idealizada para reduzir a ocorrência de acidentes envolvendo usuários de moto a partir da conscientização desses condutores e reforço das orientações sobre direção segura do veículo de duas rodas.
Os quase 1,4 mil motociclistas foram atendidos em 123 palestras, apresentações breves feitas por educadores de trânsito, logo após a exibição de vídeo de cinco minutos, primeiro momento da abordagem. O filme tem como protagonistas dois ex-motociclistas e o relato sobre as circunstâncias dos acidentes nos quais estiveram envolvidos e como cada um se reinventou diante das sequelas físicas permanentes.
Inicialmente, a campanha foi realizada na Avenida Presidente Wilson, altura do emissário submarino, orla do José Menino. Já a segunda fase ocorreu em outro ponto de grande movimento viário, a Praça Dutra Vaz (na confluência das avenidas Bernardino de Campos e Pinheiro Machado), na Vila Belmiro. A ‘Eu Piloto pela Vida’ teve o apoio da Polícia Militar e das secretarias municipais de Cultura (Secult) e de Governo (Segov).