Campanha Faixa Viva adesiva mais de 7 mil carros em Santos

Com ações contínuas de educação e conscientização, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos) já adesivou 7.034 veículos com o selo da Campanha Faixa Viva, entre outubro de 2025 e as primeiras semanas deste ano. A marca foi alcançada nesta semana, durante mais um pedágio educativo voltado à adesivagem de carros e orientação dos motoristas sobre a prioridade do pedestre nas faixas de travessia sem semáforo.

Criada em 2011, a Campanha Faixa Viva foi reformulada no ano passado, com a incorporação de novas estratégias, como selo para veiculos, banners gigantes e outras ações de comunicação, com o objetivo de ampliar o alcance da iniciativa e fortalecer o engajamento da sociedade organizada. A proposta reforça a ideia de que um trânsito mais seguro é responsabilidade de todos — motoristas e pedestres.

De acordo com a diretora de Planejamento da CET-Santos, Luciane Beck, a campanha educativa vai além da sinalização e da fiscalização. “A Faixa Viva é uma ferramenta fundamental de mudança de comportamento. Quando o motorista entende que respeitar o pedestre salva vidas, criamos uma cultura de mais empatia e segurança no trânsito. Nosso foco é a educação permanente, para que esse respeito seja natural no dia a dia da Cidade”.

O auxiliar de manutenção Antonio Marcos Jesus dos Santos, de 42 anos, aprova a iniciativa. “É uma campanha importante, porque dar prioridade ao pedestre é fundamental para evitar acidentes e mortes. A gente precisa lembrar que, se em um momento estamos ao volante, em outro estamos caminhando”.

“Educa e conscientiza motoristas e pedestres. Acho, inclusive, que o tema trânsito deveria ser trabalhado com as crianças desde a escola, para formar cidadãos mais conscientes”, opinou a corretora Claudineia de Abreu, de 53 anos

Ao fixar o selo em seu veículo, o motorista demonstra a adesão ao movimento pela segurança de todos no trânsito.

Durante a ações, aos condutores também é entregue folheto com orientações sobre como proceder em locais com faixa de travessia de pedestres sem semáforo. 


Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS