CET-Santos participa de curso ‘Visão Zero’, filosofia sueca para a segurança no trânsito

A filosofia da chamada Visão Zero, segundo a qual nenhuma perda de vida humana no trânsito pode ser aceita, é o tema do curso promovido Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), nesta semana, a partir de parceria com a Embaixada da Suécia, país onde o conceito é a base do programa para eliminação total das mortes e redução das lesões graves decorrentes de acidentes viários. A Companhia de Engenharia de Trânsito (CET-Santos) foi selecionada e teve profissional participando da iniciativa.

Aplicado de forma on-line, o curso dissemina conceitos modernos de segurança no trânsito, baseados na ‘Visão Zero’, adotada pelo governo sueco desde 1997 e que conseguiu reduzir significativamente o número de mortes no trânsito, apesar do aumento do tráfego. Conforme o advogado Marco Fabrício Vieira, da assessoria CET, integrante do Conselho Estadual de Trânsito de São Paulo e membro da Câmara Temática de Esforço Legal do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o modelo em prática no país europeu tem sido referência em outras nações e cidades pelo mundo.

São princípios fundamentais da ‘Visão Zero’: a vida humana, priorizada acima de tudo; a responsabilidade compartilhada entre governos, engenheiros, fabricantes de veículos, motoristas e pedestres, todos responsáveis por contribuir para um trânsito mais seguro; a tolerância ao erro, projetando o sistema viário de forma a acomodar erros humanos para minimizar as consequências graves de acidentes, e a abordagem sistêmica para que o foco sobre o trânsito não se dê apenas nos comportamentos individuais, mas em todo o sistema, incluindo infraestrutura, veículos e regulamentações.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), alinhando o Brasil às tendências mundiais de segurança viária e reforçando o compromisso com a preservação de vidas no trânsito.

Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.