Ciclistas são foco de campanha sobre a atenção no trânsito em Santos

Os ciclistas são o alvo da vez na campanha de verão “No trânsito, a atenção não tira férias”, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), iniciada na segunda-feira (15) com ação educativa na ciclovia da orla, no trecho junto ao Novo Quebra-Mar, no José Menino. Já no primeiro dia, 130 usuários de bicicletas foram receptivos à abordagem da equipe de educação da empresa e pararam para receber orientações sobre cuidados na condução de bikes, além de folheto informativo.

Os ciclistas também deram sinal verde à iniciativa ao autorizarem a afixação, em seus veículos, de plaquinhas refletivas com a mensagem de alerta: “Na bike, sua melhor conexão é com a atenção”. Entre as orientações repassadas pelos educadores, esteve o alerta para o não uso do celular durante a condução da bicicleta.

Em matéria de cuidados, Rosivan Roberto da Silva, 59 anos, auxiliar de portaria, ganhou nota 10. Ele estava devidamente paramentado, com capacete, campainha, espelhos retrovisores e mochila nas costas, onde mantinha o celular guardado. “Só atendo quando chego em casa ou faço alguma parada. Mas vejo muita gente pedalando e falando ao celular. Já cheguei a socorrer pessoas que sofreram acidente”, relatou.

Para o portuário Douglas Cunha Soares, 45, é realmente necessário chamar a atenção dos ciclistas quanto ao uso do celular. “Hoje é um mal no trânsito, inclusive entre quem pedala. É uma atitude perigosa, que pode causar acidentes”, afirmou.

A opinião é compartilhada pela diarista Ivanilde de Jesus, também de 45 anos, que circula diariamente em sua bicicleta elétrica (autopropelida). Ela garantiu dirigir com cuidado e lamentou que essa não seja uma regra geral. “Infelizmente, há muito abuso, e essas campanhas educativas são necessárias”, disse.

O jovem Mateus, 18 anos, que trabalha em um supermercado no bairro onde reside, em São Vicente, considerou a ação “muito legal”. “As pessoas precisam prestar atenção e tomar cuidado ao pilotar a bicicleta. Ficar ao celular é perigoso, pois pode acabar não vendo os outros e provocar um acidente”, destacou.

A atividade voltada aos ciclistas acontece novamente nesta terça-feira (16), na ciclovia da orla junto à Praça das Bandeiras (Gonzaga), e na quarta-feira (17), próximo ao canal 6, sempre das 14h às 16h. Já para quinta e sexta-feira (dias 18 e 19), estão programadas blitze de adesivagem da Campanha da Faixa Viva, das 9h às 11h, na Avenida Marechal Floriano, com a Praça da Independência (Gonzaga).

A CET-Santos também preparou atividades para as férias de verão da garotada. A partir de 12 de janeiro, a Minicidade do Trânsito – espaço de educação para o trânsito da CET-Santos – terá atendimento especial para crianças em geral, sem necessidade de agendamento prévio. Basta chegar, acompanhado de um adulto responsável, e participar da aula descontraída, que inclui passeio de mini buggys.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.