
Na madrugada desta terça-feira (8), enquanto boa parte da Cidade ainda dormia, alguns santistas já estavam de pé e em movimento na Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP) implementada no trecho entre a Avenida Bartolomeu de Gusmão, em frente à Igreja Santo Antônio do Embaré, até a Rua Alexandre Martins (Aparecida), sentido Ponta da Praia. A data marcou o primeiro dia de atividades no local, que terá uma pausa na quarta (9), por conta do feriado da Revolução Constitucionalista de 1932, e retornará na quinta (10).
Atendendo à demanda dos praticantes do esporte que pediam um espaço na orla da praia para os seus treinos, a iniciativa é um projeto-piloto da Prefeitura que funciona nas terças, quartas e quintas-feiras (exceto feriados e dias de chuva), das 4h às 6h, quando a via fica fechada para o trânsito de veículos. Para garantir a segurança, a ação é monitorada pela CET-Santos e pela Guarda Civil Municipal (GCM).
Os dias e horários foram escolhidos após análise da CET, que priorizou tanto o atendimento aos atletas, que já têm o hábito de treinar nas primeiras horas do dia, quanto a fluidez do trânsito, dado o baixo fluxo de veículos no período. Paralelamente ao projeto, o prefeito Rogério Santos já solicitou estudos de viabilidade para a instalação de uma pista de corrida na orla.

PROJETO-PILOTO
“Para a Cidade é um ganho em termos de local de treino. As pessoas têm agora um lugar adequado, com piso flexível, que é o pavimento asfáltico, e impacto muito menor do que correr na calçada, complementando a necessidade dos treinos de um triatleta, por exemplo”, explica o diretor-presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Quem entende do assunto é um dos responsáveis por idealizar e implementar o projeto, o diretor administrativo e financeiro da CET-Santos, Gelasio Fernandes, ex-triatleta. “O intuito é que as pessoas tenham mais uma opção de treinamento de corridas de rua para simular a hora da prova no asfalto. O plano é que continue. É um projeto teste, se realmente as pessoas utilizarem, ele vai continuar até a necessidade delas. Hoje já veio gente treinar, então acreditamos que vai ter sucesso, assim como teve a Área de Treinamento de Ciclismo” (ver abaixo).
PRATICIDADE E SEGURANÇA

Correr no asfalto é diferente de correr na areia ou no calçadão da orla. Quem explica é a publicitária Victória Simões Araújo, 24 anos, que marcou presença nas primeiras horas de funcionamento da área. “Nesses locais, a superfície não é 100% lisa, então impacta. O ideal mesmo é correr no asfalto lisinho, por isso que é ótimo esse espaço aqui na rua”.
Victória começou a praticar o esporte há cerca de dois anos e, desde então, já participou de várias provas, incluindo a meia-maratona realizada no Rio de Janeiro no mês de junho deste ano. Para além do piso adequado, a publicitária destaca a maior segurança no local. “É muito importante, ainda mais quando se trata de nós, mulheres. Ficar correndo na calçada, desviando das pessoas, complica um pouco nos treinos do dia a dia. Ter um espacinho reservado para nós, com outras pessoas correndo ao mesmo tempo, traz segurança”.

O empresário Carlos Henrique Nascimento da Silva, 40, também acordou cedo para fazer o seu treino na via. Ele já praticava ciclismo quando começou a correr com o intuito de acrescentar mais um esporte em sua vida, há cerca de 18 anos. Desde então, não parou mais. “A interdição vai ajudar muito os corredores. A adesão no começo é um pouquinho mais complicada, mas conforme for passando o tempo, a galera vai vindo. Acho que o pessoal vai gostar e vir treinar neste horário. Querendo ou não é um espaço que é para nós”, afirma.
ROTA ALTERNATIVA
Em virtude do fechamento da avenida da orla nas imediações da Igreja do Embaré (sentido José Menino/Ponta da Praia) para o funcionamento da Área de Treinamento de Pedestrianismo (ATP), os motoristas devem utilizar como rota alternativa a Avenida Epitácio Pessoa.
TRANSPORTE PÚBLICO
Os usuários dos ônibus municipais devem ficar atentos aos desvios nas linhas que trafegam pela orla nos dias e horários do funcionamento das áreas de treinamento. As linhas 05, 139 e 194, sentido Rua Alexandre Martins, seguem pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa e R. Alexandre Martins.
Já as linhas 23, 42, 52, 152 e 194, no sentido Ponta da Praia, seguirão pelas avenidas Bartolomeu de Gusmão, Siqueira Campos, Epitácio Pessoa, Praça Gago Coutinho.
CICLISMO
A criação da ATP é inspirada na já consolidada Área de Treinamento de Ciclismo, que funciona nos mesmos dias e horários, no trecho entre as ruas Carlos de Campos e Alexandre Martins, também no sentido Ponta da Praia. Neste ano, a iniciativa completou 11 anos de implementação, com cerca de 200 frequentadores.

Fotos: Matheus Degásperi Ojea e Diego Matos
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.