Curso de aperfeiçoamento profissional da CET-Santos já atendeu cerca de 80 motoristas neste ano

Vinte e quatro motoristas concluíram nesta terça-feira (23) o curso de aperfeiçoamento profissional oferecido gratuitamente pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Assim, as edições do primeiro quadrimestre do ano totalizaram 79 participantes. No ano passado, 206 condutores fizeram a capacitação. No próximo dia 2, já serão abertas as inscrições para a turma de maio.

Na aula de encerramento, a especialista em Educação para o Trânsito da Companhia Cristina Maria Guarnieri Guerra falou sobre relações humanas. Com formação em psicologia, destacou aspectos importantes no exercício da função de motorista e que podem melhorar ou comprometer o desempenho profissional, tais como a forma de se comunicar, o estado de saúde físico e mental.

Ela enfatizou a questão do estresse provocado por diferentes fatores, entre eles financeiro, familiar e também condições de trabalho. Por isso deixou a recomendação para que “cada um se conheça, esteja sempre atento e respeite os seus próprios limites”.

Nas outras seis aulas (todas têm duração de 2,5 horas), os participantes receberam informações sobre direção defensiva, legislação de trânsito, noções de mecânica, primeiros socorros, legislação municipal e turismo. O curso de aperfeiçoamento destina-se a condutores regularmente habilitados (devem morar em Santos) que pretendam trabalhar como taxista ou condutor de veículo de transporte escolar e autolotação. Também é aberto a motoristas interessados em se atualizar.

Kátia Carla Dias Gouveia está prestes a se aposentar e decidida a dividir o volante do táxi do marido com ele. “Depois de anos na mesma área, quero continuar trabalhando, mas em algo diferente”, contou ela, que atua na área de administração de pessoal. Com a nova atividade, pretende também melhorar a renda, disse, avaliando que o curso trouxe noções sobre vários assuntos, abordados de forma leve e de maneira a despertar o interesse de quem acompanha.

Os gêmeos Vinícius e Mateus de Liberato Tavares estão no mercado de trabalho, mas vão também, nas horas disponíveis, se revezar na direção do táxi com o pai que há muitos anos exerce a atividade. A intenção, contaram os dois, é seguir a tradição.

A CET promove o curso de aperfeiçoamento profissional para motorista mensalmente. No período de inscrições, que inicia no primeiro dia útil do mês, os interessados devem acessar o site da empresa www.cetsantos.com.br.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.