Programa de Educação para o Trânsito teve edição especial em escola na Vila Nova. Foto: Divulgação
O Programa de Educação para o Trânsito contou com edição especial na Unidade Municipal de Educação Professora Maria Helena Roxo, na Vila Nova, em Santos. Além dos 25 alunos, a apresentação do Teatro de Fantoches teve na plateia também vários pais e mães.
Eles atenderam ao convite da direção da escola para juntamente com os filhos acompanhar a performance dos bonecos Pedrinho e a mamãe dona Laura, com apoio dos demais integrantes da equipe educativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), sobre segurança no trânsito. A atividade aconteceu na última sexta-feira (8).
Interagindo com os pequenos, os bonecos explicaram os cuidados na travessia de ruas, alertando para que sejam utilizadas as faixas de segurança para pedestres. Também demonstraram que as crianças devem ser seguras pelo punho, forma que dificulta que se soltem das mãos de quem as está conduzindo.
Falaram ainda sobre o significado das cores nos sinais dos semáforos de veículos, ciclistas e pedestres, detalhando quando e como fazer a travessia com segurança. Outros cuidados foram ressaltados durante a exibição teatral, como o transporte de crianças em carros (à frente, conforme a lei, só a partir de 10 anos), motos (ter no mínimo 10 anos) e bicicletas (com utilização de cadeirinha).
APROVAÇÃO
Na primeira fileira de bancos, Aline, que está prestes a completar 3 anos, aguardava ansiosa a chegada do pai e ficou feliz ao vê-lo. “Atrasei um pouco, mas não deixaria de vir. É sempre importante estar com eles e saber que estão sendo preparados para as responsabilidades do futuro”, disse Cleberson Adriano, motorista profissional.
A educadora Uiara Batista Cunha, mãe de João Alberto, 5 anos, também aprovou o convite ao pais. “Muitos são motoristas e essa atividade lúdica também nos proporciona rever e mesmo aprender sobre cuidados no trânsito”.