Especial, ‘Vem pra Orla’ de domingo em Santos terá apelo à preservação da vida no trânsito

O Vem por Orla deste domingo (21) será especial e terá um chamado geral de ‘Todos Pela Vida’, pois estará associado à Semana Nacional de Trânsito. Assim, além de oferecer lazer para santistas e visitantes, vai reforçar, por meio de várias atividades educativas, que a segurança viária é responsabilidade todos. A programação ocorre entre 10h e 14h, ocupando as avenidas da orla (sentido José Menino/Ponta da Praia), desde a Avenida Ana Costa à Rua Ricardo Pinto.

Será um domingo de lazer e conscientização sobre segurança viária, com várias atividades interativas e ações em parcerias com órgãos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) montará a sua minipista de buggies e promoverá dinâmica com óculos que simula motorista desatento (ambos na altura da Fonte do Sapo), enquanto a Ecovias participa com simulador de impactos/acidentes (na sequência do local, sentido Rua Ricardo Pinto).

Na área de concentração das atividades de trânsito, estarão viaturas de órgãos de trânsito e segurança (CET, Guarda Civil Municipal, Guarda Portuária, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, além do Samu), que ficarão abertas para que o público possa fazer fotos e interagir com os agentes das unidades. E, ainda, o canil da Guarda Civil Municipal e da Guarda Portuária.

Também um caminhão do Corpo de Bombeiros será destaque (altura da Avenida Conselheiro Nébias). Como nas edições anteriores, o evento também contará com atrações de entretenimento geral, como a exposição de carros antigos (entre o Canal 3 e a Avenida Conselheiro Nébias) e espaços de lazer, desta vez organizados pela Unimes (em frente ao Colégio Escolástica Rosa) e Colégio Objetivo (na altura do chamado CPE).

Para a realização do ‘Vem pra Orla’, a CET-Santos ativará bloqueio das avenidas Vicente de Carvalho e Bartolomeu de Gusmão (vias da orla – sentido José Menino/Ponta da Praia).

A rota alternativa para os veículos em sentido à Ponta da Praia será pela Avenida Ana Costa, seguindo pela Rua Galeão Carvalhal e depois pelas avenidas Governador Pedro de Toledo e Epitácio Pessoa. Outra opção para os motoristas será continuar na Ana Costa e acessar a Avenida Francisco Glicério/Afonso Pena.

A implantação das interdições pelas equipes operacional da CET-Santos começa ainda na madrugada, a partir das 4h, tendo em vista a disputa de etapa do Campeonato Santista de Pedestrianismo, também no domingo e com percurso pela orla. Agentes de trânsito estarão posicionados nos principais pontos para atuar em conjunto com a equipe de videomonitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO). Antes de iniciar qualquer trajeto, o motorista deve acessar o Waze que traz informações atualizadas em tempo real pela central de videomonitoramento. A CET-Santos também disponibiliza dois números para comunicação de emergências de trânsito: 080077-19194 (opção 1) e (13) 3213-7345

As linhas de transporte público que circulam pelo trecho das avenidas da praia ocupados pelo evento farão desvios no percurso.

Abaixo, confira as linhas municipais com os trajetos alterados:

23, 52 e 152 (sentido José Menino/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Gov. Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.

07 (sentido José Menino/Boqueirão): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.

17 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Av. Siqueira Campos.

42 (sentido Av. Ana Costa/Ponta da Praia): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.

05 (sentido Av. Ana Costa/BNH): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e R. Alexandre Martins

139 (sentido Av. Ana Costa/BNH): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e R. Alexandre Martins.

184 (sentido Av. Conselheiro Nébias/BNH): Av. Conselheiro Nébias, Rua Heitor de Morais, Rua Roberto Simonsen, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e R. Alexandre Martins.

194 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.

154 (sentido Av. Ana Costa/Boqueirão): Praça da Independência, R. Galeão Carvalhal, R. Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS