Esquete ‘Colisão Digital’ é destaque na Semana Nacional de Trânsito, em Santos

O primeiro dia de ações da Semana Nacional de Trânsito 2025 em Santos começa com uma experiência diferente: a esquete teatral “Colisão Digital”. Na encenação, atores mostram como segundos de distração podem terminar em acidentes inesperados, com pedestres que atravessam a rua usando o celular se envolvendo em simulações de quedas. Ao final, uma placa reforça a mensagem: “Com pedestres, foi só um tombo. E se fosse você ao volante?”.

Esta atividade ocorrerá no dia 18 (quinta-feira), das 10h às 14h, na esquina da Praça da Independência com a Avenida Floriano Peixoto. E também no segundo dia de programação, na sexta-feira, dia 19, das 10h às 14h, na esquina das avenidas Vicente de Carvalho e Av. Ana Costa.

Além do teatro, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) preparou uma série de atividades ao longo da semana, incluindo vídeos no cinema, blitz educativa, demonstrações com simuladores de acidentes e outras iniciativas que reforçam, de forma prática e impactante, como a dependência do celular coloca vidas em risco.

“Usar o celular enquanto dirige é praticamente como conduzir o veículo com os olhos vendados: você não percebe o risco, até que seja tarde demais. Cada segundo de atenção no trânsito faz a diferença e pode salvar vidas”, destaca Luciane Beck, diretora de planejamento e projetos da CET-Santos, sobre a importância da conscientização.

Dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito (Infosiga), do Detran de São Paulo, mostram resultados positivos das ações de educação, engenharia de tráfego e fiscalização. Entre janeiro e julho de 2025, Santos registrou 13 óbitos em vias municipais, contra 17 no mesmo período de 2024.

Também os acidentes não fatais caíram de 896 em 2024 para 810 em 2025, com destaque para motos (496 em 2025 contra 633 em 2024), automóveis (397 em 2025 contra 526 em 2024) e bicicletas (10 em 2025 e 59 em 2024). Esses números reforçam a importância da conscientização e da adoção de práticas seguras.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS