Férias: Minicidade do Trânsito de Santos abre as portas para conscientizar a criançada

A Minicidade do Trânsito, da Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), está de portas abertas até o próximo 23 para receber a criançada de 4 a 11 anos com muita informação e atividades sobre segurança no trânsito durante as férias, na Praça Belmiro Ribeiro s/nº, na Vila Mathias.

Para participar não precisa de inscrição e a entrada é gratuita, com o limite de 30 participantes por turma para garantir que todos aproveitem o espaço com segurança. O equipamento funciona nesta terça (13) e quarta-feira (14) a partir das 14h. Quinta (15) e sexta-feira (16), às 9h. Já na próxima semana, de segunda à sexta-feira, sempre no período da manhã, a partir 9h.

Basta chegar com cerca de 10 minutos de antecedência e acompanhado de um responsável adulto, que precisará permanecer no local até o término. A programação pode ser cancelada a qualquer tempo em decorrência de condições climáticas adversas (chuva/ventania).

“Nos meses de janeiro e julho, de férias escolares, nós não realizamos agendamentos de visitação porque abrimos exclusivamente para que as famílias tenham mais uma opção de lazer com a garotada. Esta iniciativa reforça a importância da formação desde a infância para a construção de um trânsito mais seguro e consciente”, destacou o diretor-presidente da companhia, Antonio Carlos Silva Gonçalves.

O pequeno Henrique Santos Araújo, 6, era só alegria. “Foi muito legal. O que eu mais gostei foi atravessar a rua no sinal e estender a mão para atravessar na Faixa Viva, que é quando não tem semáforo”.

A cozinheira Antonia dos Santos, 48, mãe de Henrique, destacou a importância da iniciativa. “Acho muito bonito e importante esse trabalho. Inclusive, não é a primeira vez que o meu filho participa, gostou e sempre quer voltar. Ele é autista, outro dia menino passou correndo no sinal verde para os carros e fiquei com medo que atravessasse também. Mas, como já aprendeu aqui, fez o certo e ficou esperando”, contou.

“Trouxe a minha filha, Maria Eduarda, de 3 anos, e achei muito legal. É uma forma de ensinar as crianças desde pequenas. A minha filha já sabe que quando a luz está vermelha, tem que parar. E ela fica brava se vê alguém passando no vermelho. Esta ação da CET reforça aquilo que sabemos, como cidadão, que devemos fazer”, observou o pizzaiolo Rafael de Almeida Gulmarães, 36

A Minicidade do Trânsito oferece atividades que unem aprendizado e diversão. Representa o viário de uma cidade de forma reduzida, com sinalização vertical e horizontal, semáforos e ciclovia para que a garotada possa vivenciar o dia a dia de motoristas e pedestres e aprendendo na prática sobre as regras de convivência e segurança no trânsito. Outras informações com a Gerência de Comunicação e Educação para o Trânsito (Gced) pelo telefone (13) 3228-9300.



Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS 

Fotos: Francisco Arrais