Força-tarefa fiscaliza caminhões que coletam resíduos de construção civil e recicláveis em Santos

Operação registrou a abordagem de 19 veículos – Fotos: divulgação

Com o objetivo de fiscalizar caminhões que coletam resíduos da construção civil e recicláveis, uma força-tarefa foi realizada nesta terça-feira (30) na Avenida Presidente Wilson (José Menino), nas proximidades da divisa entre Santos e São Vicente. Na ação, foram abordados 19 veículos, resultando em dez intimações e lavrados cinco autos por infração ambiental.

O trabalho foi comandado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), Guarda Civil Municipal (GCM) e polícias Civil e Militar. Entre os veículos intimados, foi constatado transporte de materiais recicláveis sem o devido cadastro na Semam e carregamento restos de construção civil sem Comprovante de Transporte de Resíduos (CTR).

Para as empresas que transportam entulho é exigida a apresentação do CTR. Esse documento é fundamental para a comprovação da origem e do destino correto do material que pode ser reciclado. A Prefeitura não proíbe empresas e cooperativas de atuarem recolhendo recicláveis, desde que estejam cadastradas na Semam, que solicita a comprovação mensal do destino correto do material.

Durante a ação, houve dez intimações e cinco autos de infração em veículos que foram fiscalizados juntamente à CET e à Polícia Militar. De acordo com a CET, ainda foram realizadas outras 34 autuações por infrações de trânsito e três remoções de veículos ao Pátio Municipal (Caneleira).

Esta iniciativa contempla o item 11 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Cidades e Comunidades Sustentáveis. Conheça os outros itens do ODS