A reorganização do sistema de transporte coletivo é uma das questões sobre as quais está se debruçando o Grupo Técnico de Trabalho (GTT) para o Planejamento do Transporte Coletivo e Mobilidade Urbana em Santos. Em reunião, terça-feira (19), na sede da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), integrantes apresentaram o andamento das atribuições para as quais foi criado o grupo pela Prefeitura.
Já projetando o funcionamento da segunda linha do VLT, que vai integrar a região da Conselheiro Nébias à área central de Santos, os estudos do GTT vislumbram alterações em ao menos quatro linhas do transporte municipal. Em princípio, as linhas 4, 8, 30 e 80 poderão ter o traçado seccionado e funcionar como alimentadoras do VLT, entre as estações Conselheiro Nébias e Xavier Pinheiro (via do porto) do modal.
Conforme detalhado na apresentação, haverá a ampliação da integração entre os dois sistemas, com mais três linhas municipais inseridas, a partir da operação da nova fase do VLT. Atualmente, 37 do total de 41 linhas municipais (foram 10 em 2017 e mais 27 em 2023) já funcionam integrando a linha metropolitana de VLT.
Apenas a linha 198 não estará integrada, por não ter ponto de contato com o VLT. Já no sistema intermunicipal, hoje 41 linhas que circulam pela área urbana de Santos são integradas ao VLT.
O grupo de trabalho reuniu representantes da CET-Santos, das secretarias de Governo, Desenvolvimento Urbano, Finanças e Meio Ambiente, e, ainda, da Ouvidoria, Transparência e Controle, que contribuíram com informações e sugestões na reunião realizada.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.