O motorista autuado por infração de trânsito em Santos já pode fazer o pagamento por meio de Pix enviado de qualquer banco. Basta acessar o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), pelo endereço eletrônico www.cetsantos.com.br, fornecer as informações solicitadas, que será gerado QRCode e link do Pix para copiar.
Para pagar, o condutor, após abrir o aplicativo do seu banco, poderá apontar a câmera do celular para o código mostrado na tela (de um computador ou outro celular) ou copiar e colar a linha de código do Pix.
Ao entrar no site, o caminho a ser feito é o seguinte: no alto da página, clicar no menu “Serviços”, depois em “Multas” e, na sequência, em “Consulta de infração/Emissão de 2ª via”.
Será então aberta tela do Radar (portal do sistema), requerendo a placa e o Renavam do veículo. Ainda nessa etapa, o usuário não pode esquecer de clicar em “sou humano” (método de autenticação do sistema).
A tela seguinte surgirá e o condutor deverá clicar em Pix (opção do meio), para que seja gerado o QRCode, além da linha do código, as alternativas que poderão ser utilizadas para efetuar o pagamento.
Após a quitação do débito, a baixa no sistema na Companhia ocorrerá entre um e dois dias úteis. “Essa é mais uma facilidade de serviço disponibilizada ao cidadão, resultado da informatização contínua que se promove na gestão da empresa”, destaca o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
Vários outros serviços estão disponíveis no site da empresa, entre eles apresentação de recurso à multa e indicação de condutor responsável pela infração. Em caso de dúvida, o motorista pode contatar o serviço de atendimento ao cidadão (SAC), pelo 0800-7719194, opção 2, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.