SAIBA AS REGRAS PARA CIRCULAR NA CICLOVIA
Com o aumento da movimentação na orla em função da temporada de verão, a Operação Ciclovia Segura, realizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), será reforçada a partir deste final de semana. Três postos fixos de orientação aos usuários vão funcionar aos sábados e domingos, das 10h às 14h, em pontos: Fonte do Sapo (Aparecida), Praça das Bandeiras (Gonzaga) e Posto 2/Praça do Surfista (Pompéia).
As ações de fim de semana seguirão até o Carnaval. De caráter exclusivamente educativo, a operação contará com agentes de trânsito e instrutores da Educação para o Trânsito.
O objetivo é orientar e conscientizar sobre o uso correto e seguro da ciclovia, conforme prevê a Lei Municipal nº 4.221, editada pelo Município em 2023, com base na Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Agentes de trânsito vão abordar usuários que circulam de forma irregular para orientá-los sobre a conduta adequada, como nos casos de patinetes com passageiro ou transporte de carga, situações não permitidas pela legislação.
“Trata-se de um trabalho estritamente educativo. Ao constatar qualquer situação incompatível com as regras de uso da ciclovia, os agentes farão a orientação necessária e instruirão sobre a conduta correta”, afirma o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Silva Gonçalves, destacando, ainda, que as normas de circulação na ciclovia foram revisadas com os agentes que atuarão na operação.
INFORMATIVO
As equipes também vão entregar aos condutores de ciclomotores e veículos autopropelidos folhetos informativos com as normas que regulamentam o uso das ciclovias, esclarecendo o que é e o que não é permitido nas pistas exclusivas para ciclistas. Também serão entregues aos usuários de bicicletas convencionais a Cartilha do Ciclista.

Neste sábado (17), excepcionalmente, a operação será realizada das 9h às 13h, e o posto da orla da Aparecida funcionará próxima ao canal 6.
EDUCAR E ORIENTAR
Em maio de 2025, a CET-Santos lançou a Operação Travessia Segura, voltada ao reforço da orientação aos ciclistas. Até 16 de dezembro, cerca de mil usuários da ciclovia foram orientados em 91 ações realizadas no período.
Além dessas iniciativas, por meio do Programa de Educação para o Trânsito, a companhia promove ao longo do ano diversas ações educativas, com foco na conscientização sobre o respeito às normas de circulação e na condução segura.
SAIBA MAIS
É PERMITIDO NA CICLOVIA
* bicicleta de propulsão humana
* bicicletas elétricas, patinetes e autopropelidos com: potência até 1.000w, velocidade máxima até 20km/h, acessórios (velocímetro, campainha, luzes noturnas, espelho retrovisor e pneus em boas condições).
* passageiro (apenas se o veículo já tiver o banco/dispositivo de fábrica)
É PROIBIDO NA CICLOVIA
* Pedestre (caminhar ou correr)
* Motocicletas/motonetas (veículos acima de 4000w)
* Ciclomotores (veículos acima de 1000w até 3000w)
* Velocidade acima de 20km/h ou próximo à pedestres
* Transportar cargas e animais (exceto mochilas e itens pessoais)
* Passageiro (sem banco ou dispositivo adequado de fábrica)
* Passageiro em patinete (em pé ou sentado)
* Estacionar em locais proibidos (ciclovia, canteiro, jardins etc.)
* Manobras perigosas (empinar, derrapar etc)
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS