Uma boa dica de lazer para este domingo (11) de celebração do Dia das Mães é passear pelo Centro Histórico de Santos a bordo de antigos bondes. E com um atrativo a mais, que será a meia-tarifa para todos os passageiros em alusão à data. As viagens serão entre 10h30 e 13h, com saídas da Estação do Valongo a cada 40 minutos; depois, até 17h, partidas de hora em hora.
O desconto está previsto no decreto 7842/2017 para seis datas festivas: domingos em que se comemora a Páscoa, os dias das Mães (2º domingo de maio), dos Pais (2º domingo de agosto); das Crianças (12 de outubro); em 26 de janeiro (aniversário de Santos), e em 23 de setembro (Dia Municipal do Bonde).
O ingresso custa R$ 7,00 (com o desconto fica R$ 3,50) e pode ser comprado na bilheteria instalada no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1, Valongo). Em datas fora da promoção, maiores de 60 anos, estudantes e professores já pagam meia-tarifa. Crianças de até cinco anos, no transportadas no colo, são isentas.
GARAGEM
A ida ao Valongo garante, ainda, outro programa, e gratuito. É a visitação às instalações da garagem e oficinas dos bondes, local do futuro Museu Ferroviário de Santos. Na área se mantém o acervo atual do equipamento em fase de estruturação. São 13 bondes de diferentes origens, épocas e modelos, e três carros ferroviários que circularam pelo Brasil, exemplares suntuosos que transportaram passageiros famosos, inclusive presidentes da República.
Realizada todo final de semana, entre 11h e 16h, a visitação é feita com grupos de até 20 pessoas. É preciso retirar, no mesmo dia, a senha no balcão do Museu Pelé. Um guia da Secretaria de Turismo acompanha os visitantes, que também conferem a exposição sobre a história ferroviária de Santos e apresenta o futuro museu.
Esta iniciativa contempla o item 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Saúde e Bem-Estar. Conheça os outros artigos dos ODS.