Neste domingo (27), a Linha Turística do Bonde terá, além dos passeios regulares, mais quatro roteiros temáticos que serão realizados para lembrar um acontecimento marcante para Cidade: o início da operação dos bondes elétricos, há 116 anos. As viagens especiais serão das 13h30 às 16h30 (saídas a cada uma hora) e contarão com performance artística para lembrar fatos importantes e curiosos daquela época, além de música.
A celebração é uma iniciativa conjunta da Secretaria de Turismo, Comércio e Empreendedorismo (Setur) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Os passeios temáticos serão feitos pelo Bonde Japão, exemplar construído em 1953 e doado a Santos pela cidade de Nagasaki. O valor do ingresso é o praticado na linha turística (R$ 7,00).
Os bondes elétricos começaram a circular em 28 de abril de 1909, marcando uma nova era do transporte público nacional. A exploração coube à City of Santos Improvements Company, empresa que já respondia, em Santos, pelos serviços de água, gás e eletricidade. O sistema foi implantado com 62 elétricos de passageiros e outros 10 de apoio operacional.
Os bondes circularam em Santos por 100 anos (1871 a 1971). A derradeira viagem se deu em 28 de fevereiro, com veículo da linha 42. Foram considerados lentos e causadores de transtornos ao trânsito em tempos de modernidade. No ano 2000, a Prefeitura resgatou a relação bonde-Cidade ao inaugurar a Linha Turística que circula pelo Centro Histórico, hoje um dos cartões-postais santistas.
SERVIÇO
Os ingressos para os passeios devem ser comprados na bilheteria do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre, 1 – Valongo). Maiores de 60 anos, estudantes e professores pagam meia tarifa. Já criança até cinco anos, no colo, é isenta de pagamento.
VISITAÇÃO
Além do passeio na linha turística, no Valongo o público pode aproveitar para conhecer os bondes e carros ferroviários já reunidos para o futuro Museu Ferroviário de Santos. A visitação aos veículos acontece todo final de semana, das 11h às 16h, com entrada gratuita.
O acervo da Cidade conta com 13 modelos de bondes de várias nacionalidades e será reforçado com mais oito exemplares de elétricos procedentes da Alemanha e Japão. Também há três históricos carros ferroviários, um deles, inclusive, utilizado no transporte de ex-presidentes do Brasil.
Todos os veículos estão na garagem do Valongo, onde está montada exposição com a história dos bondes na Cidade. Para a visitação, basta retirar senha no balcão do Museu Pelé.
Esta iniciativa contempla o item 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Parcerias e Meios de Implantação. Conheça os outros artigos dos ODS.