Ruas no Centro de Santos têm mudanças para sequência das obras do VLT

Alterações começaram na manhã desta quarta-feira (3) – Fotos: Francisco Arrais/PMS

Para a continuidade das obras do VLT no Centro de Santos, o trânsito foi alterado em três vias da região na manhã desta quarta-feira (3): Rua Martim Afonso, Avenida Senador Feijó e Rua Braz Cubas. As primeiras alterações foram implementadas na Martim Afonso, que teve bloqueado o trecho entre as ruas Amador Bueno e João Pessoa. A Martim Afonso teve, ainda, invertida a mão de circulação no trecho entre a Rua General Câmara e a João Pessoa (está funcionando agora neste sentido), para garantir o acesso local de moradores e comerciantes.

A Rua D. Pedro II, que foi liberada nesta semana, serve como rota alternativa ao tráfego, inclusive para as linhas de transporte. O itinerário das linhas municipais 10, 19, 54, 80, 139, 184 e 193 será o seguinte: Av. São Francisco, Rua Dom Pedro II, Praça Mauá, Rua Riachuelo, Rua Tuyuti, Praça Barão do Rio Branco e Praça da República. Linha 118: Av. São Francisco, Rua Dom Pedro II, Praça Mauá, Rua General Câmara/Praça Rui Barbosa e Av. Visconde de São Leopoldo/Praça dos Andradas.

Ainda nesta quarta-feira, ocorreu o fechamento da Avenida Senador Feijó, entre as ruas General Câmara e Amador Bueno. A rota alternativa para o tráfego é pelas ruas General Câmara, Itororó, Amador Bueno e retorno à Senador Feijó.

O trajeto para as linhas municipais 5, 7, 8, 10, 19, 37, 40, 53, 61, 73, 77, 80, 100, 139, 184 e 193 e para as intermunicipais 934ex, 934 e 957 se dá pela ruas General Câmara, Itororó, Amador Bueno, Praça José Bonifácio e sequência no itinerário normal.

Na Rua Braz Cubas foi ativado bloqueio entre as ruas Amador Bueno e General Câmara, com desvio para o tráfego pela Avenida São Francisco e Avenida Conselheiro Nébias. O trecho da via entre a São Francisco e a Amador Bueno está funcionando para acesso local.

As linhas municipais de transporte 5, 20, 29, 37, 53, 73, 77, 152, 153, 155, 156, 181, 191 e 193 seguem pelas avenidas São Francisco e Conselheiro Nébias e, depois, pela Rua General Câmara.

Nas três vias com mudanças implantadas, os desvios estão sinalizados para orientação aos motoristas. A recomendação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) é para que os condutores acessem o aplicativo Waze e se informem sobre a melhor opção de trajeto para o destino pretendido. A utilização da ferramenta também auxilia no monitoramento do tráfego pela central de controle operacional da empresa.

As alterações na Martim Afonso, Senador Feijó e Rua Braz Cubas estavam programadas para a última sexta-feira (28), conforme publicação oficial feita pela CET-Santos, na edição de 24 de junho do Diário Oficial Eletrônico. Contudo, precisaram ser postergadas devido à não conclusão de outras frentes de trabalho e consequente liberação ao tráfego, o que era imprescindível para garantir alternativas ao trânsito frente a esses novos bloqueios.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.