As estruturas físicas dos conjuntos semafóricos de todos os cruzamentos sinalizados ao longo das avenidas da orla santista começaram a ser renovadas. Os novos equipamentos com componentes mais modernos vão proporcionar o funcionamento mais eficiente e uma acentuada redução de ocorrência de semáforos piscantes, quando deixam de funcionar por qualquer fator.
Ao todo, serão 24 pontos semaforizados da orla, desde a Rua Monteiro Lobato (José Menino) até a Rua Inglaterra (Ponta da Praia), que terão trocadas colunas, braços projetados, fiação elétrica e os grupos focais. A modernização teve início pelos equipamentos da Rua Santa Catarina, no José Menino, já em funcionamento.
No momento, a equipe contratada para realização dos serviços trabalha na troca da sinalização dos cruzamentos da Rua Cyra e da Alameda Rivaldo Justo.
BAIRROS
A previsão da CET é concluir a substituição dos conjuntos semafóricos nos próximos dois meses. Além dos 24 cruzamentos das avenidas da orla, o projeto inclui outros três em áreas internas de bairros nas proximidades da praia.
São os cruzamentos da Avenida Epitácio Pessoa com a Avenida Conselheiro Nébias, Avenida dos Bancários com a Rua Inglaterra (Ponta da Praia) e Avenida dos Bancários com a Avenida Epitácio Pessoa (limite dos bairros Aparecida e Ponta da Praia).
INVESTIMENTO
A modernização terá investimento de R$ 2 milhões, tendo custo zero para o Município, com recurso oriundo de um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) firmado com Petrobras, após análise e aprovação da Comissão Municipal de Análise de Impacto de Vizinhança (Comaiv). Composta por técnicos de diferentes órgãos e secretarias da Administração Municipal, a comissão analisa os estudos de impactos para a instalação de grandes empreendimentos na Cidade.
Dois modelos em funcionamento: semáforos antigos (à esquerda) e os novos, mais altos (à direita)
GANHOS
O diretor de Operações da CET-Santos, Eduardo Di Gregório, destaca vários aspectos vantajosos da renovação. “As novas colunas semafóricas são fixadas por meio de parafusos em bases de concreto, fazendo que o braço projetado que segura o grupo focal não gire. Ou seja, em caso de tempestades e ventos fortes, esses equipamentos não vão se movimentar”.
Novas bases das colunas semafóricas sendo preparadas e elas agora em concreto
Também cita que os novos grupos focais são em policarbonato, material mais leve e resistente. “Os antigos são de alumínio e com efeito da maresia se deterioram mais rápido. Por conta do material, também acabam sendo alvo de furtos. Já os novos não têm valor comercial”.
Ele destaca ainda que a troca da fiação elétrica dos conjuntos semafóricos também trará ganhos ao sistema viário. Devido ao tempo de vida útil, os cabos podem sofrer ruptura. Nesse caso, com a ocorrência de chuvas, a água pode entrar em contato com os fios e provocar curto circuito na fase semafórica, acionando o amarelo piscante. “Com essa renovação completa, o número de semáforos piscantes tende a reduzir expressivamente”.
Lado a lado: modelo antigo e o novo, que começou a ser instalado
SERVIÇOS
A contratação dos serviços foi realizada pela Prefeitura, por meio de licitação, e a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) acompanha a execução dos trabalhos. A empresa municipal estará também encarregada de instalar topônimos (sinalização com referência ao nome das vias transversais ao cruzamento) na estrutura dos conjuntos semafóricos, visando facilitar ao motorista identificar a sua localização.
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.