A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) iniciou nesta semana curso de reciclagem para os agentes de trânsito. No total, participarão cerca de 200 profissionais, incluindo também supervisores, chefes e gerentes das áreas operacionais, que atuam em campo ou em unidades internas.
Integram a primeira turma, 24 desses colaboradores. A cada mês, um grupo participará do curso, até a totalização da equipe.
Conforme a Portaria 966/2022 da Senatran, a reciclagem deve promover a atualização dos profissionais a partir de três módulos específicos: Legislação de Trânsito Aplicada, Ética e Cidadania e Operação e Fiscalização de Trânsito.
Na manhã de quinta-feira (11), o assunto em pauta foi o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, que teve pontos destacados pelo advogado especialista em trânsito e assessor da diretoria da Companhia, Marco Fabrício Vieira. “Essa reciclagem é obrigatória e a empresa está cumprindo, apesar de os nossos profissionais serem atualizados, sempre que novas normas de trânsito são editadas”.
Assim, conforme Vieira, que também integra órgãos da área nas esferas estadual e federal, o momento é aproveitado para rever alguns dos principais pontos da legislação, inclusive os que possam gerar interpretações divergentes ou são motivos de conflitos na autuação, tais como o estacionamento em guia rebaixada e a utilização de vagas de carga e descarga.
IMPORTÂNCIA
Há 15 anos na CET, a agente Waldenise Xanthopulo de Oliveira trabalhou por anos nas ruas e hoje faz parte da Unidade Administrativa Operacional (Uadop). “A reciclagem é sempre proveitosa no sentido de esclarecer dúvidas sobre a legislação e a gente precisa conhecer para dar o devido retorno aos processos que chegam”.
Supervisor de transporte e tráfego, Marco Antonio Mendes, 27 anos de CET, também ressalta a importância da reciclagem e da constante atualização da equipe para o desempenho do trabalho. E coloca a integração das equipes como outro aspecto positivo do curso. “É sempre uma oportunidade para conhecer mais detalhes da atuação das unidades operacionais como um todo”.
Esta iniciativa contempla o item 8 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. Conheça os outros artigos dos ODS