Segurança no trânsito é foco de palestra da CET para pessoas idosas em Santos

A segurança no trânsito com foco em pessoas idosas foi tema de uma palestra ministrada por educadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para integrantes da Associação de ex-alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) Baixada Santista, na quinta-feira (3). Cerca de 50 participantes estiveram no campus da instituição, na Encruzilhada.

Entre os assuntos abordados estiveram o uso dos dispositivos de segurança, a má combinação entre álcool e direção (perigo iminente inclusive para pessoas que estejam pegando carona), acuidade visual e travessia segura. 

E foi a travessia de pedestres um dos temas com maior interação dos participantes. Os idosos fizeram perguntas, compartilharam experiências e demonstraram preocupação com a travessia em faixas de segurança com o atual aumento no número de veículos nas vias da Cidade. 


Uma destas participantes foi Dagmar Sartori Lombardi, formada na turma de 2007, que comentou sobre a importância da educação no trânsito. “Estou com 84 anos, já não dirijo mais, então ando muito a pé. Tenho um pouco de dificuldade de equilíbrio, então preciso redobrar a atenção na hora de atravessar. Entendo que falta um pouco de educação para todos no trânsito. Existem leis e regras, mas muitos não têm educação e isso pode prejudicar outras pessoas”. 

A presidente da associação, Damiana Rubio Banda, comentou que o grupo se reúne semanalmente para atividades como passeios, palestras e vivências. “Convidamos a CET para estar conosco e esclarecer sobre o trânsito e os cuidados que devemos tomar. E tenho certeza que estes ensinamentos serão propagados, já que os idosos, por terem mais influência familiar, acabam sendo poderosos multiplicadores de conhecimento a todos”. 

O Programa de Educação para o Trânsito da CET-Santos oferece atividades para unidades de ensino públicas e privadas e também para empresas. As atividades são desenvolvidas por especialistas em educação para o trânsito, destacando posturas seguras no deslocamento a pé ou em veículos. 

De forma didática, são repassadas aos participantes orientações sobre travessia pela faixa de pedestre, uso de cinto de segurança (inclusive no banco traseiro), os riscos de utilizar celular enquanto se caminha ou dirige e outras dicas. Além de contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes no trânsito, o programa visa despertar agentes multiplicadores nas famílias e em grupos sociais dos quais participam.

Os interessados podem fazer solicitação pelo e-mail gced@cetsantos.com.br. Informações pelo telefone 3228-9300 (ramal 9330).

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.