
Prepare-se para embarcar em um universo de imaginação e alegria. Com o tema “Proteger o encantamento das infâncias”, a Semana Municipal do Brincar 2025 começa oficialmente neste sábado (24) com uma programação gratuita e aberta ao público no Jardim Botânico Chico Mendes (Rua João Fraccaroli s/nº – Bom Retiro). O evento, que celebra dez anos de existência, contará com atividades em diferentes pontos da Cidade até 31 de maio.
A partir das 9h30, a oficina criativa de fantoches com o Ateliê Mamãe Arteira abrirá a programação unindo imaginação e sustentabilidade e utilizando sacos de papel e retalhos coloridos. Em seguida, o espetáculo circense “Bastidores”, da trupe BellaCia., promete divertir o público com suas peripécias.
Um momento de carinho com cães terapeutas do Projeto Doutor Pet, aproximação do público da natureza de forma lúdica e animado circuito inclusivo para agitar a criançada também estarão entre as atividades.
Já no domingo (25), a avenida da praia se transformará em um grande palco da brincadeira, com atrações espalhadas ao longo da orla, incluindo oficinas de pintura, circuitos recreativos, contato com a natureza e até uma pequena pista de trânsito para a criançada andar em mni buggies e aprender noções básicas de segurança no trânsito.
OUTROS LOCAIS
Outras ações ocorrerão em diversos locais como a Praça do Aquário, Orquidário, Sesc Santos, UME Regina Altman, Concha Acústica, Centro Rebouças e Lar Feliz – Vila Nova. Nesses espaços, o público encontrará oficinas criativas, apresentações artísticas, ambientes sensoriais e atividades ao ar livre para todas as idades.
ALTERAÇÕES NO TRÂNSITO
No domingo, a Avenida Bartolomeu de Gusmão (sentido José Menino /Ponta da Praia) e a Avenida Samuel Augusto Leão de Moura estarão interditadas para veículos entre meia-noite e 14h30. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) vai monitorar o tráfego e orientar os motoristas, que poderão fazer rota alternativa em direção à Ponta da Praia pela Avenida Epitácio Pessoa, Rua Afonso Celso de Paula Lima e Avenida Rei Pelé.
Durante o bloqueio, as linhas municipais de transporte coletivo 23, 42, 52, 152, 194 (sentido José Menino/Ponta da Praia) seguirão trajeto alternativo pela Avenida Bartolomeu de Gusmão, Rua Alexandre Martins, Avenida Epitácio Pessoa, Avenida Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
PROGRAMAÇÃO
Neste ano, as atividades ocorrem em vilas criativas, escolas, universidades parceiras, praças, parques e outros equipamentos públicos. Confira a programação deste fim de semana abaixo e o cronograma completo no hotsite do evento.
Sábado (24)
8h – Atividades lúdicas recreativas adaptadas ao âmbito infantil.
Local: Praça do Aquário Municipal – Av Bartolomeu de Gusmão s/n°
9h – ‘Brincar em espaços públicos’ – Mobilização de pessoas para brincar em espaços públicos com atividades e oficinas artísticas.
Local: Rua Henrique Porchat, em frente a escola Marista Escola Social Lar Feliz – Vila Nova
A partir das 9h30 – Oficinas criativas, espetáculos artísticos e interações com cães
Local: Jardim Botânico – Rua João Fraccarolli s/nº
10h – Brincando no Orquidário – Contação de Histórias adaptadas ao público infantil
Local: Orquidário – Praça Washington s/nº
12h – ‘Espaço sensorial e lúdico’ – Ambiente repleto de estímulos sensoriais, convidando a explorar cores, texturas e sons em uma estrutura lúdica feita de canos de PVC, tapete sensorial e elementos interativos.
Público: bebês e crianças de 0 a 6 anos acompanhadas de seus responsáveis.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136
14h – Oficinas, brincadeiras e vivências artísticas
Local: UME Regina Altman – Rua Três s/nº esquina com Rua Oito – Vila Progresso
16h – ‘Brincando no Nordeste’ – Espetáculo musical interativo que resgata brincadeiras, cantigas de roda e danças populares do Nordeste ao som de ritmos como ciranda, cacuriá e bumba-meu boi.
Local: Sesc Santos – Rua Conselheiro Ribas, 136.
17h30 – Apresentação Interativa de Capoeira Inclusiva – Apresentação de Capoeira Inclusiva.
Local: Concha Acústica (Orla do Gonzaga).
Domingo (25)
8h – Brincar para diversas idades
Local: Fonte do Sapo (Av. Bartholomeu de Gusmão 93 – Aparecida)
8h – Aimirim na avenida: Protegendo o encantamento das infâncias – As crianças desenham e escrevem o que as encanta.
Local: Avenida da praia – em frente ao Aquário.
9h – A arte da brincadeira: Quando começa uma e termina a outra? – Um convite para pessoas de todas as idades viverem a experiência artística-brincante.
Local: Avenida da Praia, no trecho da Alexandre Martins até o Aquário.
9h – Minipista de trânsito – Será montada uma minipista de trânsito para brincar com as crianças, utilizando mini buggies
Local: Av. Bartolomeu de Gusmão – Em frente à Escolástica Rosa
9h – Brincar em Ambiente Natural – Diferentes atividades para públicos diversos.
Local: Avenida da Praia – próximo ao canal 6
9h – Brincadeiras cooperativas orientadas pelos jovens doutores e professores com intuito de estimular o trabalho em equipe, empatia, criatividade e a promoção de saúde.
Local: Av. Bartolomeu de Gusmão, próximo ao Aquário.
A partir das 9h – Atividades artísticas e contato com a natureza.
Local: Av. Bartolomeu de Gusmão – em frente ao número 120
10h – Brincar ao ar livre – Contará com oficina de pintura em telinhas de papelão e facial de animais aquáticos. Além disso, brinquedos feitos com materiais reutilizáveis estarão disponíveis
Local: Avenida da Praia, em direção ao Aquário
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS