Vazamento de adutora da Sabesp altera trânsito no Morro São Bento, em Santos

O rompimento de uma adutora da Sabesp, na manhã desta quarta-feira (15), causou vazamento de água na Avenida Santo Antônio do Valongo, no Morro São Bento, que também atingiu as ruas São Marcos, Assunção de Nossa Senhora e Nossa Senhora do Monte Serrat. A Sabesp já foi acionada e está no local providenciando os reparos.

A empresa foi notificada pela Secretaria das Prefeituras Regionais (Sepref) para atuar 24 horas por dia e efetuar, no prazo de até 15 dias, os serviços de reparação, recuperação dos danos, talude, contenção, limpeza e apoio social às famílias afetadas pelo rompimento da adutora (ver abaixo), sob pena de multa por não cumprimento das demandas. Prefeitura Regional dos Morros, Defesa Civil e Terracom também foram acionadas.

Foram efetuados bloqueios na área do vazamento e, para a realização dos reparos, interdições nas ruas Santo Antonio do Valongo, entre Largo São Bento e a rua São Marcos e a São Marcos em toda em toda extensão.

Agentes de trânsito foram deslocados para o local e os bloqueios inseridos imediatamente no aplicativo de mobilidade Waze. As linhas de ônibus 100, 118 e 181, que circulam pelas vias com bloqueios, trafegam com alteração no trajeto.

As linhas 100 e 181 seguem Av. Brasil (letreiro em especial), R. Albino dos Santos, Av. Brasil, R. José Ozéas Barbosa, Av. Santista, Praça Guadalajara, Caminho da Lagoa, Av. Prefeito Antônio Manoel de Carvalho, R. Dr. Carvalho de Mendonça, Av. Pinheiro Machado, Av. Dr. Cláudio Luís da Costa, Av. Francisco Manoel, retorno (2 DP), Av. Francisco Manoel, R. Teodoro Sampaio e Av. Rangel Pestana

Linha 118: Av. Rangel Pestana, Av. Guilherme Russo, R. José Ozeas Barbosa, Av. Brasil e R. Albino dos Santos.

Por recomendação da Defesa Civil, três imóveis foram interditados. Não houve danos estruturais nas edificações. Após a limpeza nas casas, o órgão fará nova vistoria. As três famílias foram acolhidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) no centro esportivo do no morro São Bento, onde receberam alimentação e foram cadastradas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para a oferta de demais auxílios do Poder Público. As três famílias optaram por se abrigar em casas de parentes.

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS.