
Um grande espaço de convivência ao ar livre. É o que o público vai encontrar na avenida que margeia as praias de Santos com o projeto Vem pra Orla, a partir deste domingo (13). O sentido José Menino/Ponta da Praia, entre a Avenida Ana Costa e o canal 6, ficará fechado para veículos, das 10h (logo após o final da prova pedestre programada para o mesmo dia) às 14h, e totalmente livre para que santistas e turistas pratiquem atividades esportivas e recreativas e aproveitem momentos de lazer.
A iniciativa da Prefeitura, com a mobilização de várias unidades de governo, contará nesta primeira edição com muitas atrações para agradar crianças e adultos.
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) montará, na região da Fonte do Sapo, mini-pista para a criançada fazer passeios de mini buggies e receber orientações sobre segurança no trânsito. Os menores também poderão se divertir e aprender com a pintura de desenhos relacionados ao assunto.
Já a Secretaria de Segurança (Seseg) promoverá demonstrações com cães da Guarda Civil Municipal (GCM). A Secretaria de Esportes (Semes) vai oferecer atividades como desenho, gangorra, escorregador, gol caixote e tênis de mesa, enquanto a Secretaria de Cultura (Secult) levará artistas de ruas para apresentações. Ainda na área do projeto, o público vai apreciar a exposição de carros antigos (na direção do canal 3).
OPERACIONAL
Durante o evento, os motoristas deverão utilizar rota alternativa pelas ruas Galeão Carvalhal e Governador Pedro de Toledo e a Avenida Epitácio Pessoa. Na manhã desta sexta-feira (11), em reunião na CET com a participação dos titulares e profissionais das quatro diretorias da empresa (Planejamento e Projetos, Transporte Públicos, Operações e Administrativa e Financeira), além de representante da GCM, foram acertados detalhes finais sobre o esquema operacional a ser implantado para estreia do ‘Vem pra Orla’.

No total, 23 agentes de trânsito estarão em campo, na área do evento e distribuídos em postos de operação para o controle do tráfego nas vias internas (rota alternativa). “Em relação ao trânsito, nosso principal objetivo é a segurança do público na orla e a fluidez para os motoristas que vão utilizar as vias internas (pelos bairros) nos deslocamentos, enquanto a avenida da praia estiver ocupada”, destacou o presidente da CET, Antonio Carlos Silva Gonçalves.
O trabalho terá apoio de motos e viaturas e da equipe de videomonitoramento da Central de Operações da companhia. Na orla, será realizado em parceria com a Seseg, por meio da Guarda Municipal, que participará com 14 agentes.
DOMINGOS
Inicialmente, o ‘Vem pra Orla’ será realizado até setembro, sempre aos domingos. Vale ressaltar que a cada edição poderá ocorrer em um trecho da avenida, o qual será sempre informado previamente pelos canais oficiais da Prefeitura e à imprensa.
A intenção da Prefeitura é proporcionar mais uma alternativa de lazer nesse período, quando devido às temperaturas mais baixas e o movimento da maré a utilização da faixa de areia fica limitada. Por outro lado, o fluxo viário nas avenidas da praia é menor.
TRANSPORTE PÚBLICO
Durante a interdição, os ônibus do transporte público também utilizarão rotas alternativas.
- 23, 52 e 152 (sentido José Menino/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
- 07 (sentido José Menino/Boqueirão): Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.
- 17 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Av. Siqueira Campos.
- 42 (sentido Av. Ana Costa/Ponta da Praia): Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
- 05 (sentido Av. Ana Costa/BNH): Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
- 139 (sentido Av. Ana Costa/BNH): Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Rua Alexandre Martins.
- A linha 184 (sentido Av. Conselheiro Nébias/BNH): Av. Conselheiro Nébias, Rua Heitor de Morais, Rua Roberto Simonsen, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa e Rua Alexandre Martins.
- 194 (sentido Av. Bernardino de Campos/Ponta da Praia): Av. Ana Costa, Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Governador Pedro de Toledo, Av. Dr. Epitácio Pessoa, Av. Rei Alberto I e Praça Gago Coutinho.
- 154 (sentido Av. Ana Costa/Boqueirão): Praça da Independência, Rua Galeão Carvalhal, Rua Gov. Pedro de Toledo e Av. Conselheiro Nébias.
Esta iniciativa contempla os itens 4 e 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade e Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS