O programa de Educação para o Trânsito, iniciativa da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) voltada a alunos da educação Infantil, ensino Fundamental (I e II) e médio de colégios públicos e privados, além estudantes atendidos em instituições sociais, abriu a agenda de 2024 e, já nos primeiros dias, mais de 250 escolares participaram das atividades oferecidas para orientação sobre segurança no trânsito.
A primeira ação foi na Creche Ismênia de Jesus, onde foram necessárias três apresentações do Teatro de Fantoches para o atendimento total de 111 alunos da entidade. De maneira divertida, cantando e interagindo com o Pedrinho e o vovô João, os bonecos interpretados por educadores da Companhia, eles receberam informações importantes sobre o significado dos sinais de trânsito, uso da faixa de pedestre, travessia sempre sob os cuidados de um adulto e outras dicas.
A coordenadora da creche, Josiene Olívia de Arantes, definiu como “excelente” a forma como o tema foi exposto aos pequenos estudantes. “Temos Instagram e mandamos fotos e vídeo para os pais e alguns comentaram sobre a importância da atividade. O legal é que vão falar em casa sobre o que aprenderam”.
Nesta semana inicial de atividades, a equipe de educação da CET-Santos levou a apresentação de bonecos também à Creche Lar Veneranda (74 alunos) e à UME Derosse José de Oliveira (67 alunos).
DEMAIS SÉRIES
O programa educativo faz abordagem diferenciada sobre a segurança no trânsito, de acordo com o nível de ensino. Para o fundamental I (1º ao 5º ano) é realizada palestra com audiovisual, sendo repassadas informações sobre travessia, sinalização e noções de cidadania. Já para as classes do 6º ao 9º, a palestra inclui o uso seguro da bicicleta como veículo para os deslocamentos casa/escola/casa. Há, ainda, palestra específica para as turmas do Ensino Médio.
SERVIÇO
Em 2023, no geral, quase 6 mil estudantes participaram do programa. Escolas e instituições interessadas devem encaminhar e-mail à Companhia (gced@cetsantos.com.br), informar a data pretendida, horário e a quantidade de estudantes. O telefone para contato é (13) 3228-9300, ramal 9330.
Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.