A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) promove nesta semana curso de atualização para mais uma turma de agentes de trânsito. O programa de reciclagem profissional com o grupo iniciou nesta segunda-feira (22) e seguirá até sexta-feira (26).
No primeiro dia, pela manhã, a aula foi sobre sinalização de regulamentação, horizontal e vertical, com o gerente de Planejamento e Projetos, engenheiro Carlos Eduardo da Silva Tross. À tarde, o assunto em destaque foi legislação de trânsito e atualizações, com Marco Fabrício Vieira, da assessoria técnica da companhia, especialista no tema.
Para Ellen Maria Araújo Soares, na CET há 8 anos, o curso é necessário para que os agentes possam se atualizar e esclarecer dúvidas. “É também um momento para trazer situações vividas no dia a dia nas ruas, operando e fiscalizando”.
Há mais tempo na empresa, 13 anos, Priscila Piotto, reforça que a reciclagem proporciona o aprofundamento sobre mudanças na legislação e mesmo sobre alterações viárias no Município. “É um conhecimento que temos que dominar para melhor desempenhar a função e, inclusive, esclarecer os munícipes que sempre nos abordam”.
MENSAL
Além de temas específicos, o conteúdo da reciclagem inclui abordagens complementares como ética e cidadania e o papel educador do agente de trânsito. Desde agosto, uma turma mensal, em média com 20 operadores, frequenta o curso, a ser aplicado aos cerca de 190 profissionais da companhia.
A atividade vai atender também agentes da Polícia Militar e Guarda Portuária, que juntamente com a CET são responsáveis pela operação e fiscalização do trânsito no Município.