Alunos da Ilha Diana, em Santos, se divertem aprendendo sobre segurança no trânsito

COMO AGENDAR A ATIVIDADE EDUCATIVA

A Ilha Diana foi o destino, na manhã desta terça-feira (30), da equipe de educação da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que fez parada na escola do bairro da Área Continental de Santos para envolver os alunos em dinâmicas diferenciadas para orientar sobre segurança no trânsito. De forma leve e descontraída, aos estudantes foram expostos a conceitos básicos sobre como transitar seguramente nas ruas e práticas às quais devem estar sempre atentos, principalmente quando saírem da tranquilidade do local em que vivem para movimentadas áreas urbanas.

Na UME Ilha Diana, a turma com 13 alunos de educação infantil e de ensino fundamental (1º ao 5º anos) foi unificada para participar de todas as atividades. Na primeira, a contação de história, as crianças interagiram com os personagens (Pedrinho e Helô) e o enredo. Para ilustrar a atividade, cada estudante tinha nas mãos imagem colorida de figuras citadas no conto, tais como faixa de pedestres, semáforo, ciclovia e outros elementos relacionados a trânsito.

Quando citados no desenrolar da narração, foram sendo pendurados, formando uma montagem da historinha. Depois, houve a palestra com explicações sobre travessia segura, sinais do semáforo, direção de bike e outras informações.

Na sequência, cada criança desempenhou papel de motorista. Com ‘volante’ em mãos, fazia o percurso imaginário traçado com fita no chão. Tinha que dirigir observando a sinalização e a prioridade aos pedestres na faixa de travessia sem semáforo/Faixa Viva – no papel de caminhantes, os colegas de turma.

Ao final do percurso, o aluno-motorista (depois passava a ser pedestre) tinha à sua frente um painel, no qual, para assimilar o aprendizado, fazia a associação de imagens de sinalização com figuras geométricas.

“Essas crianças vivem em uma ilha, com uma realidade diferente da Cidade como um todo. Por isso, buscamos dinâmicas para despertar o interesse e o entendimento sobre princípios elementares de segurança viária”, explicou a analista de educação da CET, Juliana Padula.

As crianças demonstraram que valeu a pena o empenho da equipe de educadores. Caique Eduardo Hipólito, 8 anos, gostou muito da parte da história, pois “mostrou que a gente tem que tomar todo cuidado quando for atravessar uma rua e, antes, olhar para os dois lados”.

Para o colega Bernardo Santana, 11 anos “tudo foi muito legal. Gostei de todas as atividades”, comentou o garoto para confirmar que esteve atento às orientações. “Temos que atravessar a rua na faixa de pedestre, sem correr e nada de ficar olhando o celular”.

Já Aline da Silva Gomes, 11 anos, escolheu a dinâmica como motorista na pista imaginária como a mais interessante. “Aprendemos muita coisa sobre o trânsito hoje. Respeitar os sinais, as placas e as faixas de pedestre para as pessoas passarem e não mexer em celular, pois pode ficar distraído e acontecer um acidente”.

AGENDA ABERTA

Em cerca de um mês, a Ilha Diana foi o segundo bairro da Área Continental visitado pela equipe de educação. Em agosto, houve atendimento na UME Judoca Ricardo Sampaio, em Caruara.

O agendamento para a realização de atividades educativas (teatro de fantoches, palestras e cursos) em escolas e também em empresas/instituições, ainda neste ano, segue aberto. As solicitações devem ser encaminhadas pelo e-mail gced@cetsantos.com.br

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de Qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS

Fotos: divulgação