Atividades do ‘Maio Amarelo’ em Santos orientam cerca de 2 mil crianças, jovens e adultos

Nos últimos dias da programação oficial do Maio Amarelo, em Santos, entre segunda (29) e esta quarta-feira (31), mais 300 alunos acompanharam as palestras com a equipe de Educação para o Trânsito da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos). Ao longo mês marcado pelo movimento organizado mundialmente com o objetivo de reduzir o número de vítimas (mortos e feridos) no trânsito, as atividades realizadas pelo Município envolveram a participação de quase duas mil pessoas.

As ações para orientação sobre segurança no trânsito atingiram crianças, adolescentes, adultos e idosos. As últimas palestras para estudantes aconteceram no Cais Milton Teixeira e no Colégio Anglo, para turmas do Ensino Fundamental I e II. Várias outras unidades de ensino foram atendidas pelo o projeto Maio Amarelo nas Escolas, idealizado para integrar alunos de todos os níveis de ensino ao movimento.

No geral, da Educação Infantil (teatro de fantoches) ao Ensino Médio, foram mais de 1,2 mil estudantes atendidos em suas unidades. Entre outros locais, a equipe conversou, fez dinâmicas e exibiu vídeos para alertar sobre os cuidados no trânsito na EE Alzira Martins Lichti (94 jovens do ensino médio), na Universidade da Terceira Idade da Unifesp (45 idosos), no Núcleo Cais Milton Teixeira (150 alunos do Ensino Fundamental I e II) e na UME Cyro de Athaíde Carneiro (134 crianças da Educação Infantil).

O projeto mantém agendamento também para o mês de junho. As escolas interessadas podem enviar e-mail para gced@cetsantos.com.br.

Também durante o Maio Amarelo, foram promovidas palestras em seis empresas da Cidade, a maioria da área de porto e logística. E 326 trabalhadores receberam orientações sobre condutas corretas em deslocamentos, seja como pedestre, ciclista, motociclista e motorista.

Mais: as blitze educativas abordaram cerca de 300 ciclistas. A eles foi distribuída cartilha com as normas e dicas para pedalar com segurança, além da plaquinha com o tema do Maio Amarelo deste ano, ‘No trânsito, escolha a vida’.

A CET também lançou novo projeto educativo de vídeo, o ‘Dúvidas do CTB’, por meio do qual especialistas da companhia esclarecem dúvidas sobre trânsito levantadas junto a munícipes. Três temas já foram abordados: rotatórias, faixas preferenciais e exclusivas de ônibus e aplicativo Zona Azul Santos.

O mês marcou também os 12 anos do movimento Faixa Viva na Cidade. Ações foram reforçadas em pontos estratégicos para conscientização de motoristas e pedestres quanto à responsabilidade de cada um na ocupação compartilhada de ruas e avenidas, especialmente no tocante à travessia em faixas não semaforizadas, nas quais o pedestre tem prioridade de passagem.

Esta iniciativa contempla o item 4 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Educação de qualidade. Conheça os outros artigos dos ODS.