
O Bonde Pelé, um dos veículos mais emblemáticos da frota de turística de Santos, está passando por modernização e manutenção. O veículo será o segundo a receber painéis solares e suas rodas estão sendo substituídas
As ações visam garantir a segurança da operação, a preservação histórica e o avanço no programa de sustentabilidade do sistema.
O sistema solar inclui painéis fotovoltaicos e controlador de carga. “ A energia gerada é utilizada para alimentar a iluminação interna e externa do bonde, bem como o sistema de multimídia a bordo, ampliando a eficiência energética e reduzindo a dependência da rede elétrica”, informa Antonio Carlos Silva Gonçalves, diretor-presidente da CET-Santos.
RODAS
Os técnicos consultaram os projetos originais dos bondes históricos para manter as dimensões exatas dos componentes, preservando a integridade do veículo. As rodas também passaram por uma atualização no perfil do friso, responsável por manter o bonde nos trilhos com segurança em linhas retas e curvas.

Esta atualização foi fundamental para permitir a integração segura com o novo cruzamento entre o bonde e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), que, após concluído, será único no mundo, permitindo que tecnologias com mais de 100 anos de diferença operem simultaneamente e com segurança em uma mesma malha.
“Para garantir a autenticidade e a eficiência do processo, a equipe técnica realizou uma pesquisa detalhada, resgatando técnicas clássicas de recuperação utilizadas nas antigas frotas. O procedimento se assemelha à recapagem de pneus, mas com uma diferença crucial: no lugar da borracha, um novo aro de aço é instalado sobre a estrutura original da roda”, explica Marcos Rogério Nascimento, coordenador da equipe de restauração e manutenção de bondes da CET-Santos.
EXEMPLAR
O bonde estilizado em homenagem a Pelé tem quase 100 anos. É original do sistema da cidade do Porto, em Portugal, e passou por minucioso processo de restauro. Os trabalhos incluíram substituição de diversas estruturas de madeira e revisão elétrica e mecânica completa. Recebeu ainda sistema de multimídia com duas TVs de 24 polegadas, o que permite a exibição de dois vídeos especiais durante o passeio: um sobre a história e carreira do jogador e outro sobre o Museu Pelé, localizado no Valongo.

Todo o layout externo é uma homenagem ao Rei do Futebol e mostra os seus principais feitos. A começar pelo número que substitui o 193 original. Agora está numerado como 1.283, que corresponde ao total de gols feitos por Pelé, recorde reconhecido pelo livro dos recodes.
A arte nas laterais do veículo estampa esse novo número em meio a cerca de 20 fotos do jogador em campo pelo Santos e a Seleção Brasileira; em jogo da Seleção Paulista x Seleção Carioca; ao lado de companheiros e grandes nomes do futebol, como Garrincha, e no ato de assinatura do primeiro contrato, entre outros registros. Também não faltam referências à Taça Jules Rimet (conquistada em definitivo pelo Brasil ao tornar-se tricampeão mundial, em 1970), à famosa comemoração de gols com o soco no ar e à jogada de bicicleta.
MUSEU
Ele integra o Museu Vivo dos Bondes de Santos, um dos poucos do mundo em operação ativa, onde cada veículo preserva a história do transporte e da engenharia ferroviária. A CET-Santos desempenha papel central na restauração, recuperação e manutenção desses veículos, unindo conhecimento técnico e compromisso com a memória urbana da cidade.
A expectativa é que o Bonde Pelé retorne à operação em meados de julho. Para saber mais sobre os elétricos da frota santista, clique em https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/bonde
Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS
Fotos: divulgação