Campanha em Santos alerta empresas sobre acidentes no trajeto do trabalho  

Sob a denominação de Abril Verde, o próximo mês é dedicado à conscientização e prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) também estará engajada nesse movimento, uma vez que ocorrências em vias públicas no caminho das pessoas para ir e voltar da atividade profissional estão relacionadas entre os acidentes de trabalho. “No Caminho Certo: Prevenção é a Melhor Rota” é o tema da palestra que o órgão levará a empresas da Cidade, gratuitamente.

O contato com a CET para agendamento da atividade deve ser feito pelo e-mail gced@cetsantos.com.br. Na abordagem sobre a questão, serão destacados os principais fatores que levam a acidentes de trânsito, em especial nos deslocamentos para o trabalho e volta para a casa, e as infrações mais comuns cometidas pelos condutores.

A diretora de planejamento da Companhia, Luciane Beck, destaca que o objetivo da CET ao se integrar ao Abril Verde é contribuir para a redução de acidentes de trânsito. “Observa-se hoje uma incidência alta de ocorrências com pessoas na ida ou volta do trabalho, com feridos leves, graves e até mortes. É uma realidade que afeta o funcionário e o empregador, além de impactar no sistema de saúde pública. Vamos participar desse movimento para reforçar as orientações aos trabalhadores em relação aos riscos no trânsito”.

Os dados do Ministério da Previdência Social revelam registro de 732.751 acidentes de trabalho em 2023, sendo que 153.011 de trajeto. Em relação ao trânsito, os eventos em vias públicas envolvem colisões entre veículos, ocorrências com o trabalhador no transporte público, no descolamento para o trabalho a pé ou em outros veículos.

Por meio do programa Alerta pela Vida, a CET já leva a empresas palestras sobre temas como direção defensiva, acidentes de trânsito e Código de Trânsito Brasileiro (CTB), este último específico para transportadoras e firmas de delivery e de entrega de produtos que empregam motoristas profissionais.

Também associações e instituições em geral da Cidade são atendidas com palestras sobre segurança no trânsito, visando orientar os diversos segmentos da sociedade das diferentes faixas etárias sobre comportamentos seguros para motoristas e pedestres nas ruas.

Os temas são abordados de acordo com a necessidade apresentada pela instituição. Por exemplo, travessia segura de idosos, um tipo de orientação solicitada por grupos de convivência de pessoas da terceira idade. Contatos também pelo e-mail gced@cetsantos.com.br

Esta iniciativa contempla o item 9 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura. Conheça os outros artigos dos ODS